Rota Sorocabana: Governo diz que vai reduzir nº de pedágios após ‘demanda da população’

Tarcísio de Freitas afirmou que o contrato permite esses reajustes e que mantém diálogo “priorizando a segurança”

Foto: Governo de SP

O governo de São Paulo disse que vai reduzir a quantidade de pedágios previstos para as rodovias Raposo Tavares (SP-270), Castello Branco (SP-280), Castelinho (SP-075) e Dr. Celso Charuri (SPA-91/270), na cidade de Sorocaba, interior do estado. Ao invés de 13, serão 9 pórticos eletrônicos, conhecidos como ‘free flow’.

A medida, conforme o governo paulista, contempla o pedido da população e de lideranças locais. A revisão prevê a exclusão de 2 pórticos na Raposo Tavares, entre a Rodovia João Leme dos Santos (SP-264) e a Rodovia Dr. Celso Charuri, 1 pórtico na Rodovia Dr. Celso Charuri e 1 pórtico na Castelinho, entre a Rodovia Dr. Celso Charuri e Sorocaba.

“Chegamos à conclusão de que vamos retirar os quatro pedágios previstos para Sorocaba, preservando os investimentos na região e mantendo os valores com justiça tarifária. Nosso objetivo é transformar as rodovias com muito diálogo, sempre priorizando a segurança. Temos um contrato que permite esses ajustes, com uma outorga variável que garante liquidez justamente para adaptar o projeto”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O governo destacou, ainda, que o modelo que substitui as praças físicas pelo sistema de pedágio eletrônico free flow, continua em implementação. “A adequação realizada mantém descontos nas tarifas de pedágio para as principais origens e destinos. Por exemplo, o trecho Araçoiaba-Alumínio que até o dia 29 de março de 2025 custava R$17,90, com o início da Rota Sorocabana passou a custar R$14,10 e com a implantação dos pórticos passará a ser de R$7,80”, afirmou.

Segundo o governo Tarcísio, a retirada dos pórticos inicialmente previstos — incluindo os localizados na Rodovia Celso Charuri, Castelinho e trechos da Raposo Tavares — “representa uma decisão que vai além da engenharia”. “O diálogo direto com prefeitos e comunidades continuou mesmo após a assinatura do contrato CCR Sorocabana. O Governo de São Paulo segue comprometido com o aperfeiçoamento contínuo do projeto, priorizando sempre os impactos reais na vida das pessoas”, pontuou.

A concessão da Rota Sorocabana representa um investimento de R$ 8,8 bilhões em 460 km de rodovias, visando beneficiar 17 municípios da região sudoeste do estado: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim.

Estão previstas obras de duplicação, implantação de faixas adicionais, novos dispositivos de acesso, viadutos, passarelas, acostamentos e pontos de ônibus.
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