Ciclofaixa, rotas turísticas, integração com parques: veja as propostas dos ciclistas de Cotia

Essas e outras propostas foram apresentadas em audiência pública realizada no último domingo (6) na Câmara Municipal; confira

Grupo se reuniu na Câmara de Cotia no último domingo (6). Foto: Divulgação 

Um grupo de ciclistas, denominado União dos Ciclistas de Cotia, se reuniu, no último domingo (6), na Câmara Municipal para uma audiência pública que discutiu o futuro do ciclismo e da mobilidade urbana da cidade.

O evento, conduzido por Alan Sales, um dos idealizadores do movimento, contou com a presença de líderes de grupos de ciclistas, autoridades locais e membros da comunidade.

O encontro teve como objetivo apresentar propostas concretas e urgentes para transformar Cotia em um local mais seguro, acessível e saudável para os ciclistas.

Durante a audiência, o grupo destacou que está comprometido em criar um ambiente onde o uso da bicicleta não seja apenas uma alternativa de lazer, mas uma ferramenta eficaz para a mobilidade urbana. 

“Para alcançar esse objetivo, o movimento busca a implantação de infraestrutura de qualidade, como ciclovias e ciclofaixas, além de rotas cicloviárias que conectem a cidade e promovam o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável”, explicou. 

Pariticparam da audiência os seguintes coletivos: Giro Lento, Arapukas, CDP, Pedala Raposo, Caucaia Ciclismo, Ciclotia, Big Head, Geleias, MDP, Pedal Saurus e Equipe Tako.

CONHEÇA ABAIXO AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DO COLETIVO

1. Ciclofaixa da Praça Sabiá até a Igreja da Matriz: Essa proposta, de acordo com o grupo, visa melhorar a segurança dos ciclistas que transitam pela área central de Cotia, tornando o uso da bicicleta mais acessível e seguro, além de contribuir para a redução das emissões de poluentes e estimular a economia local.

2. Rotas Cicloviárias Turísticas: Segundo o coletivo, a criação de rotas entre a Igreja Matriz e Caucaia oferece uma alternativa segura e atrativa para os ciclistas e ao mesmo tempo valorizando o turismo e a economia local. Outra rota, passando pela Mata Atlântica, está sendo estudada para promover a conscientização ambiental.

3. Integração com os Parques e Áreas de Lazer: O grupo também destaca a importância de conectar a cidade aos seus parques naturais por meio de ciclovias bem estruturadas. “Isso não só tornará os passeios cicloviários mais seguros, como também fomentará o turismo ecológico e a valorização das áreas verdes da cidade”, pontuam.

4. Educação e Inclusão Social: Os ciclistas também sugeriram a criação da Semana Municipal do Esporte de Rua como Projeto Lei para o dia 19 de agosto, com a implementação de projetos de ciclismo nas escolas. Essa proposta, de acordo com eles, visa não apenas promover a saúde, “mas também melhorar o desempenho educacional, incentivando as crianças a adotar a bicicleta como parte de seu cotidiano”.

5. Criação do Conselho Permanente de Apoio aos Esportes de Rua: Uma das propostas mais significativas da audiência, nas palavras dos atletas, foi a criação de um Conselho Permanente, composto por representantes da Prefeitura, vereadores, ciclistas e especialistas, com o objetivo de discutir e implementar políticas públicas voltadas para a bicicleta, o skate, os patinetes, cadeiras de rodas e demais equipamentos não motorizados “em benefício da mobilidade urbana de Cotia”.

A União dos Ciclistas de Cotia acredita que a colaboração entre o poder público, os ciclistas e a comunidade serão fundamentais para alcançar esse objetivo. O movimento está comprometido com um futuro melhor para todos, onde a bicicleta será uma solução viável e segura para todos os cotianos
Postagem Anterior Próxima Postagem