Saiba quais foram as empresas que mais tiveram reclamações no Procon-SP em 2024

Enel está entre elas; confira

Foto: Agência SP

O Procon-SP divulgou a lista das empresas que mais tiveram reclamações registradas em sua plataforma ao longo de 2024.

De todas as reclamações, 255.536 não foram resolvidas em um primeiro contato e se transformaram em um processo administrativo (reclamações fundamentadas), que forma a base da lista divulgada anualmente, e que geram os índices de insatisfação.

As três empresas que mais tiveram reclamações não resolvidas na primeira fase e se transformaram em um processo administrativo, requerendo o auxílio de um especialista do Procon-SP, em 2024, foram:

  • Yeesco (loja online que comercializa roupas e acessórios), com 10.647 queixas;
  • Enel Eletropaulo (concessionária de distribuição de energia elétrica na Capital e região Metropolitana de São Paulo) com 8.508 reclamações;
  • Plataforma de turismo Hurb Technologies, com 7.554 registros.

Quanto ao índice de solução, de acordo com o Procon, a Yeesco resolveu apenas 29,6% das queixas; a Enel Eletropaulo apresentou resposta favorável para apenas 16,4%; e a Hurb Technologies resolveu apenas 0,3%.

“Lembrando que estas três empresas foram, em algum momento, multadas pelo Procon-SP em razão do desrespeito à legislação – Yeesco no início deste ano, Enel em 2024 (duas vezes) e a Hurb, em 2023”, destaca o órgão.

“Estes dados revelam que as empresas precisam encontrar formas mais assertivas para se relacionar com os seus consumidores, aprimorando canais de atendimento, ferramentas tecnológicas e qualificando melhor as suas equipes”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

Segundo ele, parte destas reclamações têm origem na dificuldade de contato. “Inclusive, já identificamos por meio de consultas junto aos consumidores realizadas em duas oportunidades ao longo do ano passado”, diz.
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