Qual é qual? Mercados de Itapevi e Santos são idênticos na arquitetura, mas distintos nos valores

Saiba quais foram os valores investidos em cada empreendimento; são tão parecidos, que fica até difícil distingui-los por fotos 

À esquerda, fachada do Mercado Municipal de Itapevi. À direita, fachada do Mercado de Peixes de Santos. Fotos: Reprodução 

A arquitetura é basicamente idêntica: tamanho (1.900 m²), um mezanino de 600 m² e a mesma fachada espelhada com o mesmo letreiro (um M estilizado e grande com o estilo de letra idêntico).

Daria até para fazer o jogo dos sete erros, mas com certeza, seria difícil de encontrá-los. A própria foto - em destaque - evidencia a semelhança - até parece uma montagem com as mesmas imagens, mas não é! 

Estamos falando do Mercado Municipal de Itapevi e do Mercado de Peixes em Santos. A comparação foi feita pela reportagem do UOL.

O local é tão parecido que parece até uma franquia de mercados municipais, conforme também destacou uma reportagem do Diário do Litoral. Mas, assim como pontuou o UOL, “até o McDonald’s consegue incluir uma variação em suas lanchonetes”.

Apesar das semelhanças, há um detalhe que traz um diferencial entre os empreendimentos: os valores que foram investidos. Enquanto a Prefeitura de Itapevi investiu cerca de R$ 18,6 milhões, em Santos, a construção do prédio custou praticamente a metade do valor: R$ 8 milhões. 

Na cidade do litoral de São Paulo, o investimento foi feito por meio da iniciativa privada, por compensação ao município. A construção na cidade da Grande SP durou 15 meses e foi custeada via a agência Desenvolve SP, do governo paulista. 

Mercado de Peixes em Santos. Foto: Divulgação


Mercado Municipal de Itapevi. Foto: Reprodução


SOBRE O MERCADO DE ITAPEVI
 
As instalações do primeiro Mercado Municipal de Itapevi – Maria Madalena Felipe de Carvalho – foram inauguradas no dia 28 de dezembro de 2024. O espaço está localizado na Avenida Feres Nacif Chaluppe, ao lado da Praça do Nordestino, no Centro.

O funcionamento do estabelecimento estava previsto para começar em 90 dias.

O nome do Mercadão homenageia Maria Madalena Felipe de Carvalho, empreendedora e idealizadora da Nhadelícia Alimentos Saudáveis, no Parque Suburbano. Maria Madalena faleceu em 2023.
Postagem Anterior Próxima Postagem