SP anuncia R$ 64 milhões de apoio para planos de drenagem em Cotia e outras cidades

Anúncio foi feito nessa segunda-feira (3) no Palácio dos Bandeirantes; prefeito Welington Formiga participou da reunião

Foto: Governo de SP

O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta segunda-feira (3) apoio aos municípios para a elaboração de planos de drenagem. O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes em reunião com 53 prefeitos, entre eles, o de Cotia.

Segundo o governo, as prefeituras podem acessar R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para aplicação em projetos básicos, executivos e obras de drenagem.

Tarcísio citou ainda a criação de uma linha de crédito da Desenvolve SP focada especificamente em projetos de drenagem e a liberação de verba para serviços emergenciais por meio da Defesa Civil a partir dos pedidos feitos pelos municípios.

“Precisamos pensar as cidades para o futuro. Queremos que todo município tenha um plano de drenagem. Para isso, vamos incentivar os prefeitos a criar ou atualizar seus planos de drenagem levando-se em conta as características da cidade, mas também das bacias hidrográficas das regiões onde estão inseridas”, disse.

Dados do Plano Estadual de Saneamento Básico mostram que, dos 645 municípios do Estado, apenas 130 possuem planos municipais específicos de drenagem. “É muito importante que todas as cidades contem com planos de drenagem, e atualizados aos desafios atuais, para que consigam enxergar a situação de forma planejada, estruturada, e promover as melhorias necessárias”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende.

BALANÇO EM COTIA

A Defesa Civil de Cotia informou nesta segunda-feira, em nota enviada ao Cotia e Cia, que registrou cinco pontos de alagamento no final de semana na cidade. Um deles, foi na tarde de sábado (1º), quando o Rio Cotia transbordou e alagou diversas casas no bairro Jardim Cláudio.

Houve também deslizamentos em alguns pontos do município, sendo que o caso mais grave foi anotado no Jardim Colibri, quando um muro não suportou o peso da terra encharcada e desmoronou. Quatro imóveis foram atingidos.

“A Defesa Civil segue atendendo aos chamados. A orientação é para que os moradores não entrem em águas alagadas, enxurradas e enchentes, não fiquem em encostas e, caso notem o aumento do nível da água ou trincas nas paredes de suas casas, deixem seus imóveis e chamem a Defesa Civil pelo 199”
, completou a nota.
Postagem Anterior Próxima Postagem