Formiga apaga post sobre veto e faz vídeo explicando reajuste dos salários; ASSISTA

Prefeito explicou a propositura, mas não mencionou o motivo de ter voltado atrás do veto; vídeo foi publicado hoje ao lado do vereador Professor Osmar

Imagem: Redes Sociais 

O prefeito de Cotia, Welington Formiga (PDT), disse no início da noite de ontem (25) que iria vetar o Projeto de Lei 34/2025, que trata sobre o reajuste dos salários dele, do vice e de secretários municipais.

No entanto, momentos depois da nota sobre o veto, Formiga retirou do ar a publicação, fato que gerou um mal-estar entre a população e a classe política. Até o momento, o prefeito não explicou o motivo de ter removido o post das redes sociais.

Nota publicada ontem pelo prefeito e que foi removida, posteriormente, das redes sociais

Além deste post, o prefeito enviou uma nota exclusivamente ao Cotia e Cia explicando sobre o projeto de lei. Segundo a nota, “embora respeite a decisão do Poder Legislativo”, o prefeito disse que reforça “seu compromisso com a responsabilidade fiscal e a eficiência na gestão pública”. De acordo com ele, neste momento, “a prioridade é a contenção de despesas e a otimização dos recursos municipais”.

"É fundamental enxugar a máquina pública, e nada mais exemplar do que não reajustar os salários dos cargos políticos", afirmou.

VÍDEO

Em vídeo publicado na manhã desta quarta-feira (26), Welington Formiga, ao lado do vereador e presidente da Câmara, Professor Osmar, explicou que o projeto de lei em questão é uma revisão geral e anual dos servidores, portanto, já de conhecimento da gestão.

“Nós não pedimos para aumentar o nosso salário. O que acontece é uma questão da inflação”
, disse Formiga.

Já Osmar explicou o seguinte: “Ontem, o senhor mandou para a Câmara a revisão geral e anual dos servidores, e é esse percentual de inflação que é passado para os salários. É lei, para não ficar defasado. E nesse pacote estão os secretários e o prefeito, e a Câmara fez o seu papel. Tem que passar também essa correção da inflação para secretários e para o prefeito”, disse.

Veja o vídeo abaixo:



ENTENDA O CASO

O Projeto de Lei 34/2025 foi votado ontem durante a sessão da Câmara de Cotia. Segundo o projeto, o reajuste de 4,56% passou a valer desde o dia 1º de fevereiro. O índice corresponde a variação do IPCA/IBGE ocorrida durante o período de 1º de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.

O projeto foi apresentado pela Mesa Diretora, conforme mostram as imagens abaixo:



 









Postagem Anterior Próxima Postagem