Estrada da Roselândia terá 5 novos radares nos próximos 3 meses

Ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (14) pelo DER; veja os locais onde serão instalados os equipamentos

Estrada da Roselândia. Foto: Google Street Views

A Estrada da Roselândia (Coronel PM Nelson Tranchesi), que passa por Cotia e Itapevi, terá cinco novos radares em até 90 dias.

A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (14) pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Ao todo, serão 645 novos equipamentos fixos nas rodovias estaduais de São Paulo.

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Veja abaixo os locais onde os radares serão instalados na via:
  • SP 029 – Coronel PM Nelson Tranchesi (Estrada da Roselandia) | km 33,6 | Itapevi
  • SP 029 – Coronel PM Nelson Tranchesi (Estrada da Roselandia) | km 35,1 | Itapevi
  • SP 029 – Coronel PM Nelson Tranchesi (Estrada da Roselandia) | km 39,9 | Cotia
  • SP – 029 Coronel PM Nelson Tranchesi (Estrada da Roselandia) | km 41,9 | Cotia
  • SP 029 – Coronel PM Nelson Tranchesi (Estrada da Roselandia) | km 43,5 | Cotia

SOBRE OS NOVOS RADARES

A partir de agora, as empresas contempladas pelo Edital nº 145/2023 se reunirão com diretores e engenheiros da autarquia e terão até 90 dias para finalizar a instalação dos 649 radares contratados.

Segundo o DER, todos os radares devem estar operando até meados de maio de 2025, realizando a fiscalização de velocidade nos trechos não-concedidos do estado. Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo departamento.

“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.

Além da fiscalização de velocidade, os equipamentos serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do departamento. Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).

O radar Fixo-Redutor será instalado nos locais com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador, que faz a medição de velocidade sem o uso de display, ficará em trechos rurais com maior velocidade. Os dois modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.

A assinatura da ordem de serviço representa a finalização do processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda. As quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 licitados, divididos entre as 14 Diretorias Regionais do DER, ao valor total de R$ 83,7 milhões.
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