Ex-aluna de escola pública, Ana Luíza contou ao Cotia e Cia as dificuldades que enfrentou durante o processo e a importância do apoio familiar
Ana Luíza Aciole. Foto: Reprodução / Redes Sociais |
A cotiana Ana Luiza Aciole, de 20 anos, foi aprovada para o curso de artes visuais da Universidade de São Paulo (USP). Ex-aluna de escola pública, a notícia foi festejada pela família, que sempre a apoiou em seus estudos.
Ana é filha do artista plástico e atual chefe de gabinete da Secretaria de Cultura de Cotia, Vavá Oliveira. Nas redes sociais, Vavá comemorou a conquista. “Uma jovem guerreira, estudiosa, educada, sensível, dona de uma força e determinação sem igual, passou no vestibular da USP, Minha filha, meu bebê, seguindo os passos do papai”.
Ana e seu pai, Vavá de Oliveira. Foto: Redes sociais |
Ao Cotia e Cia, Ana contou que essa foi a segunda tentativa em passar no vestibular da Fuvest. E não foi nada fácil. Dedicada aos estudos, como relatou seu pai, ela disse que teve apoio de um cursinho online, mas, principalmente, de sua família.
“Fiz um cursinho online com a ajuda da minha família. O processo foi muito difícil, mesmo com cursinho; você acha que nunca vai acabar. Mas o suporte da família foi fundamental, porque me deu mais segurança”, relata.
O fato de ter estudado a vida toda em escola pública não a desmotivou neste processo. Porém, segundo ela, o caminho acabou se tornando mais difícil por conta disso.
“Eu vi o quanto a USP é um lugar elitista, que não dá suporte para pessoas que vêm de escola pública. Os temas não são fáceis e se tornam mais difíceis para quem veio da rede pública”, disse. “Mesmo assim, minha família me ensinou que eu tenho que continuar lutando pelos meus objetivos e, com muita luta, eu consegui! Tirei muito mais do que eu precisava para passar. Estou muito feliz! Vou seguir os passos do meu pai”, conclui.