UPA em Cotia é denunciada por falta de medicamentos: "Insustentável", dizem funcionários

Diante do problema, que se agravou nas últimas 24h, atendimento médico pode ser paralisado


Por: Neto Rossi e Rudney Oliveira

Funcionários da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Atalaia, em Cotia, denunciaram a falta de medicamentos e materiais usados em pacientes graves. A denúncia foi feita na Delegacia de Cotia.

De acordo com a denúncia, que deve ser encaminhada ao Ministério Público (MP) pela Polícia Civil, há mais de um mês a situação na unidade encontra-se precária. 

Porém, nas últimas 24 horas, segundo os relatos obtidos pelo Cotia e Cia, a situação se tornou "insustentável, com os estoques de sedativos praticamente zerados, o que torna impraticável a continuidade da atividade médica de emergência naquela UPA". 

Conforme a denúncia, tanto o SAMU quanto o Corpo de Bombeiros foram notificados para que não enviassem pacientes graves para a unidade.

Ainda de acordo com os funcionários, a Secretaria de Saúde de Cotia tomou ciência do caso por meio de protocolos. Também foi notificada sobre uma possível paralisação de atendimento médico pela falta de medicamentos.

Além disso, enfermeiras estariam com dificuldades até mesmo para atender pacientes adultos e crianças nos casos não urgentes. Por fim a denúncia ainda traz a informação de que a unidade está com o aparelho de raio X inoperante.

O Cotia e Cia fez contato com a prefeitura de Cotia, mas não obtivemos retorno. O espaço segue aberto.

O Cotia e Cia também questionou a secretaria de segurança pública do estado para entender os próximos passos no âmbito policial, mas também não obtivemos retorno. O espaço segue aberto.

Postagem Anterior Próxima Postagem