EXCLUSIVO: Cotia não terá cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos; saiba o motivo

Informação foi confirmada pelo Cotia e Cia nesta terça-feira (17) junto à Justiça Eleitoral da cidade

Imagem: Divulgação / TSE

Em Cotia, não haverá cerimônia de diplomação dos eleitos na prefeitura e câmara municipal. A informação foi confirmada pelo Cotia e Cia nesta terça-feira (17) junto à Justiça Eleitoral da cidade.

Nesta quinta-feira (19), serão diplomados prefeito, vice-prefeito e 17 vereadores, além dos suplentes. Os diplomas habilitam os candidatos eleitos para a gestão 2025/2028.

Segundo a Justiça Eleitoral de Cotia, os diplomas estarão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), às 11h. Desta forma, a diplomação será apenas online, sem cerimônia presencial.

POR QUE NÃO HAVERÁ CERIMÔNIA?

Ao Cotia e Cia, a Chefe de Cartório Eleitoral da 227ª Zona Eleitoral da cidade, Mariângela Rasetto, explicou que não haverá cerimônia presencial na diplomação dos candidatos eleitos porque “não houve interesse da Câmara Municipal”.

“Em novembro entramos em contato com a Câmara para verificar a possibilidade da realização da cerimônia presencial, mas não houve interesse, por conta de uma reforma. Assim, o MMº Juiz Eleitoral decidiu pela realização da diplomação online, já que a cerimônia presencial é facultativa”, afirmou.

SOBRE A DIPLOMAÇÃO

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes nos cargos, com a entrega do diploma assinado. Com a diplomação, os eleitos se habilitam ao exercício do mandato para o qual se candidataram no pleito de 2024.

Nas eleições municipais, cada junta eleitoral é responsável pela diplomação dos candidatos eleitos. De acordo com o Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), no diploma devem constar informações como o nome do candidato, a indicação da legenda pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados, a critério do juízo ou do tribunal.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE DIPLOMAÇÃO E POSSE?

Por meio da diplomação, a Justiça Eleitoral declara que o candidato eleito está apto para a posse, que, por sua vez, é o ato público pelo qual ele assume oficialmente o mandato.
Postagem Anterior Próxima Postagem