Nos últimos 7 dias, o Sistema Alto Cotia registrou a queda de 31 milhões de litros de água; cenário indica desabastecimento? Veja o que diz a Sabesp
Sistema Alto Cotia. Foto: Neto Rossi / Cotia e Cia |
Conforme Cotia e Cia mostrou nessa quinta-feira (10), o Sistema Alto Cotia, reservatório responsável pelo abastecimento de água na região, registrou a queda de 31 milhões de litros de água nos últimos sete dias. A quantidade é o equivalente a 1.568 caminhões pipa de 20 mil litros.
De acordo com a Sabesp, nos últimos 30 dias, o sistema Alto Cotia subiu o nível de água em apenas uma vez e desceu o nível de água em 28 vezes. Durante este período o nível de água manteve-se igual em apenas um dia.
Procurada para comentar o caso, a Sabesp enviou uma nota para a reportagem explicando que, mesmo diante deste cenário, a região não corre o risco de ficar sem abastecimento.
“O Sistema Cotia faz parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que opera nesta quinta-feira (10) com 46,6% de capacidade, índice superior a 2021 (37,3%) e semelhante a 2022 (44,8%) e à média dos últimos 5 anos (49,4%)”, explicou. “O SIM é composto, além do Sistema Cotia, por outros seis mananciais, o que permite abastecer áreas diferentes da metrópole com mais de um sistema, preservando reservatórios com menor nível”, completou a companhia.
Ainda de acordo com a Sabesp, desde a crise hídrica, investimentos como a interligação Jaguari-Atibainha e o Sistema São Lourenço “tornaram o SIM mais robusto e flexível”. “Não há desabastecimento, mas, como mostra a estiagem severa, o uso consciente da água é essencial em qualquer época. Ações simples podem fazer grande diferença, beneficiando toda a população”, disse.
Confiram algumas dicas da Sabesp que podem auxiliar na economia de água:
1. Tome banhos mais curtos;
2. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
4. Lave calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
5. Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
6. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.