Cotia faz parte dos 12% do total de municípios de SP sem representatividade feminina na câmara municipal.
Conforme publicou o Cotia e Cia no último domingo (7), Cotia vai completar 40 anos sem uma vereadora eleita. Mas o caso não é isolado, segundo o Tribunal Regional Eleitoral outras 77 cidades do estado não elegeram nenhuma mulher.
Isso representa 12% do total de 645 municípios do estado. O número de cidades paulistas em que a representatividade feminina nas Câmaras Municipais é zero diminuiu em relação a 2020: naquele pleito, 101 cidades não elegeram nenhuma vereadora, o equivalente a aproximadamente 16% do total. No entanto, o número de vereadoras eleitas ainda é baixo em relação ao eleitorado paulista, em que as mulheres são maioria (53%).
Em 194 municípios de São Paulo, foram eleitas apenas uma vereadora e em 193, duas. Isso significa que, em 465 das cidades do estado (72%), foram eleitas no máximo duas mulheres para as Câmaras Municipais.
O número de vereadores em cada cidade, definido pela Lei Orgânica do município, varia de acordo com o tamanho da população, segundo o limite máximo estabelecido pelo artigo 29 da Constituição Federal. O número mínimo é nove. Em Cotia o número é 17.