Trens menores, sistema subterrâneo e elevadores de alta capacidade estão entre as novidades anunciadas nos últimos dias sobre a Linha 22-Marrom; saiba mais
Foto: Montagem: Cotia e Cia |
O gerente de planejamento e meio ambiente do Metrô de São Paulo, Luiz Antônio Cortez, anunciou na última sexta-feira (25) que a Linha 22-Marrom, que ligará Cotia até São Paulo, será um sistema subterrâneo, como outro ramais recentes.
O anúncio foi feito durante sua palestra na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
O anúncio foi feito durante sua palestra na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.
TRENS ESTREITOS, PLATAFORMAS MENORES E ELEVADORES
Cortez mencionou, durante sua explanação, que a Linha 22 fará uso de trens mais estreitos e com apenas cinco carros em vez dos seis presentes nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e mesmo as novas como a Linha 4-Amarela e a 6-Laranja.
O objetivo, segundo ele, é reduzir o custo do projeto e assim escavar um túnel mais estreito, com menos de 10 metros de diâmetro, ou 13% menos área.
Com um carro a menos, as estações poderão ter plataformas com 110 metros de comprimento em vez de cerca de 132 metros atuais. O Metrô prevê ainda o uso de elevadores de alta capacidade para algumas estações como Rio Pequeno e Teodoro Sampaio.
680 MIL PASSAGEIROS POR DIA
Além disso, a Linha 22, segundo o gerente de planejamento, poderá transportar diariamente quase 680 mil pessoas em seus 29,4 km e 19 estações. Desse total, quase 400 mil serão usuários incrementais, ou seja, que não virão de outras linhas.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Outro tema abordado por Cortez foi em relação às audiências públicas para tratar do assunto. Ele revelou um cronograma para o empreendimento em que neste momento ocorre o detalhamento da alternativa selecionada.
Os próximos passos incluem a contratação de uma empresa para produzir o Estudo Ambiental (EIA-RIMA) em novembro e o início das audiências públicas a partir de setembro de 2025, quando também será solicitada a Licença Prévia Ambiental.
Com informações do portal Metrô CPTM