Após iniciar obras no centro de Cotia, prefeito anuncia que Instituto Federal será na região da Granja Viana

Anúncio foi feito pelo prefeito de Cotia Rogério Franco (PSD) ao lado Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha.

O futuro Instituto Federal será implantado no prédio da antiga faculdade Europan


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) de Cotia não será mais na região central de Cotia, mas sim no bairro Jardim da Glória, região da Granja Viana. O anúncio da mudança foi feito pelo Prefeito Rogério Franco ao lado de Alexandre Padilha, ministro de relações institucionais.

Em maio deste ano as obras chegaram a ser iniciadas na Avenida Professor Manoel José Pedroso, no Parque Bahia na região central de Cotia. Na época a prefeitura tinha divulgado que seriam mais de 20 salas de aula, divididas em dois blocos, banheiros, banheiros com acessibilidade, quadra poliesportiva coberta, laboratório, refeitório, entre outras. (relembre aqui).

Prefeitura chegou a iniciar as obras na região central de Cotia.
Foto: Juliano Barbosa / Prefeitura de Cotia


Apesar disso, nesta sexta-feira (4) o prefeito anunciou que o futuro Instituto Federal será implantado no prédio da antiga faculdade Europan, no Jardim da Glória, região da Granja Viana.

"Com estrutura maior e mais completa, Cotia terá um dos maiores Institutos do estado. Já iniciamos as tratativas e, em breve, teremos grandes novidades." disse o prefeito.

Padilha elogiou o prefeito ao dizer que Rogério foi rápido em identificar o local "O Rogério foi rápido, porque ele identificou essa área, identificou esse prédio. Está tudo já encaminhado, o Ministério da Educação já chamou os proprietários, já foi aberto o processo de edital ou seja, tudo pronto" disse.

O Cotia e Cia questionou a prefeitura para saber os motivos da mudança além de entender o que será feito com o prédio que a reforma iniciou. Caso tenha retorno será acrescentado aqui.



O QUE SÃO OS INSTITUTOS FEDERAIS

Os Institutos Federais são instituições pluricurriculares e multicampi (reitoria, campus, campus avançado, polos de inovação e polos de educação a distância).

As unidades são especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT) em todos os seus níveis, além de ofertar licenciaturas, bacharelados e pós-graduação stricto sensu.

Instituídos no momento de constituição da Rede Federal, os institutos “têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada”.

Devem, ainda, garantir o mínimo de 20% de suas vagas para atender a oferta de cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas a formação de professores.
Postagem Anterior Próxima Postagem