Segundo os moradores, problema já ocorre há duas semanas
Imagens enviadas ao Cotia e Cia |
Cotia registrou, nesta semana, temperaturas que variaram entre 32ºC e 35ºC. Além do forte calor, a umidade relativa do ar está baixa, o que deixa o tempo seco e até insalubre.
Como se não bastasse, diversas áreas de mata do município vêm sendo alvo de grandes incêndios. Uma das principais recomendações dos especialistas para enfrentar todos esses problemas é a hidratação.
No entanto, moradores da Estrada das Mulatas não estão conseguindo seguir essa recomendação. E isso porque, há cerca de duas semanas, estão enfrentando um grave problema com o abastecimento na região.
Vídeos enviados ao Cotia e Cia (veja no final da matéria) mostram a água jorrando em meio à via pública. Segundo os moradores, isso ocorre porque, além de a rua não ser asfaltada, os encanamentos estariam “velhos e desgastados”.
Dulcineia Aparecida explicou ao Cotia e Cia que pela madrugada a Sabesp interrompe o abastecimento da rua. Ao religar pela manhã, a água vem com tamanha pressão que acaba estourando o encanamento.
“A rua não é asfaltada e os canos são velhos. No que eles ligam, a pressão da água vem muito forte e acaba estourando os canos. Já tem duas semanas que estamos sem água. Estamos pagando algo que a gente não está usando”, diz a moradora.
De acordo com ela, ao fazer o chamado para a Sabesp, as equipes comparecem no local e “fazem um remendo” que acaba não aguentando a pressão, da mesma forma. “Nas caixas não temos mais água. Já reclamamos, mas ninguém nos dá atenção”, lamenta.
Cotia e Cia entrou em contato com a Sabesp na manhã desta sexta-feira (13). Até a publicação desta reportagem, a companhia disse que iria verificar o problema no local. Assim que o posicionamento completo for enviado, será acrescentado neste texto.
Em nota enviada ao Cotia e Cia, a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana informou que tomou conhecimento do problema "por meio desta equipe de reportagem" e que já está providenciando um ofício à Sabesp para solicitar informações e a"urgente solução do problema".
(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 14H45 DO DIA 13/09/2024 COM NOTA DA SECRETARIA DE OBRAS DE COTIA)