Pacientes reclamam da falta de medicamentos controlados nas unidades de saúde de Cotia

Em pleno 'Setembro Amarelo', pacientes relatam que as farmácias das unidades de saúde da cidade estão em falta com antidepressivos e outros remédios

Mensagem de uma das pacientes do Caps de Cotia enviada em grupo de WhatsApp

Pacientes que fazem tratamento para saúde mental na rede municipal de Cotia estão reclamando da falta de medicamentos de uso controlado que são distribuídos nas farmácias das unidades de saúde da cidade.

A maioria dos pacientes faz uso de remédios controlados para depressão, mas alguns remédios necessários para o tratamento estão em falta, segundo eles.

Millena Vitória, 22, faz uso da Sertralina, recomendado para sintomas de depressão, transtorno do pânico, transtorno do estresse pós-traumático, entre outros. Segundo ela, há pelo menos dois meses esse medicamento está em falta nas unidades públicas de Cotia.

“Eu já tive que comprar porque não se acha mais no município. Eu tomo uma quantidade de 4 comprimidos por dia, portanto, seriam 4 caixas por mês, o que daria em torno de R$ 200”, relata.

Millena, assim como dezenas de pacientes que relatam a falta de remédios controlados, fazem tratamento no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Cotia. Segundo ela e os demais, os funcionários que atendem nas farmácias das unidades da cidade não sabem dizer quando será normalizada a distribuição dos medicamentos.

Em um grupo de WhatsApp, formado por pacientes do Caps, os relatos são inúmeros. Uma das pessoas disse estar em surto depressivo pela falta dos remédios (imagem de destaque da matéria).

“Muitos não têm condições de desembolsar o valor dos remédios para comprar, pois a maioria custa muito caro”, disse Millena.

Vale ressaltar que, ironicamente, estamos no mês de setembro, quando é realizada a campanha Setembro Amarelo em todo o Brasil. O motivo da campanha é justamente chamar a atenção para os problemas de saúde mental e os devidos tratamentos preventivos.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE DE COTIA 

Em nota enviada ao Cotia e Cia nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Saúde informou que houve uma demora no reabastecimento de determinados medicamentos controlados devido à falta de matéria-prima essencial para a produção de algumas drogas. 

"No entanto, gostaríamos de comunicar que a Secretaria de Saúde já efetuou a aquisição dos medicamentos em questão, dando início à distribuição dos referidos medicamentos nas unidades de saúde competentes a partir da data de hoje", garantiu. 

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 13H55 DO DIA 09/09/2024 COM A NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE COTIA)

Postagem Anterior Próxima Postagem