Incêndio, segundo moradores da região, foi “criminoso e orquestrado”
Imagem compartilhada com o Cotia e Cia |
Uma cena triste registrada por um morador do bairro Pitas, em Cotia, mostra um saruê caminhando entre as cinzas após o incêndio que devastou uma área de mata na Estrada das Piteiras, no cruzamento com a Estrada Carlos Antônio Pereira de Castro, na tarde dessa segunda-feira (9).
Pelas imagens, é possível ver o animal, atingido pelo fogo, andando com dificuldades por cima do que sobrou do terreno (veja abaixo):
O fogo se alastrou de maneira rápida e se aproximou de dois residenciais da região.
Segundo relatos enviados ao Cotia e Cia, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não havia viaturas disponíveis no momento.
Em contato com a Defesa Civil de Cotia, os moradores disseram que foram informados que o caso não era de competência do órgão e que “não havia equipe e nem equipamentos” para apagar e/ou controlar o fogo.
Sem alternativa, os próprios moradores conseguiram controlar as chamas e evitar que o fogo atingisse algumas casas.
Uma viatura dos Bombeiros chegou no local, mas só depois de o fogo ter sido controlado.
“INCÊNDIO CRIMINOSO E ORQUESTRADO”
De acordo com testemunhas, o homem que ateou fogo no mato estava com blusa de capuz preto, bermuda cor beje e segurava um saco preto.
Os moradores afirmam que o incêndio foi “criminoso e orquestrado”, já que parte do mato próximo às redes de transmissão de energia estava úmido, justamente para as chamas não atingir a fiação.
Cotia e Cia pediu um posicionamento para a Prefeitura de Cotia em relação ao incêndio e aguarda posicionamento.