Alunos foram dispensados por duas noites consecutivas. “O ambiente estava inviável”, disse um professor
EE Zacarias. Foto: Google Street Views |
Alunos da Escola Estadual Zacarias Antônio da Silva, em Cotia, foram dispensados das aulas por duas noites consecutivas por conta do forte cheiro de fumaça dos incêndios que têm atingido a região nos últimos dias.
A reportagem passou pela região da escola na noite dessa quinta-feira (12) e, de fato, o cheiro de fumaça estava forte, praticamente sem condições de respirar.
Ao Cotia e Cia, um professor da unidade, que pediu para não ser identificado, disse que, diante da situação, os alunos pediram para serem dispensados. “A gestão e professores agiram como pede o protocolo: o ambiente estava inviável pelo forte cheiro de fumaça, por isso os estudantes foram dispensados, com comunicado aos responsáveis”, explicou. “Muitos alunos estavam tossindo e apresentando desconforto respiratório”.
Um fato chamou a atenção do professor: o horário. “Ontem e anteontem por volta das 22h. Como no resto do Brasil, tudo indica que não se trata de acidente”, disse.
Ao Cotia e Cia, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que recomenda que as escolas adotem medidas que “garantam a segurança e conforto de todos alunos e funcionários”. Informou, ainda, que as aulas no Zacarias seguem normalmente nesta sexta-feira (13).
“Devido a nuvem de fumaça e fuligem que atingiram a região, os alunos foram dispensados dia 11 e 12, as aulas hoje (13) seguem normalmente”, disse. “A unidade e diretoria de ensino de Carapicuíba estão à disposição da comunidade escolar para mais informações”, concluiu.