Brigas, vandalismo e abandono: escola em Caucaia do Alto é alvo de graves denúncias

Vídeos mostram alunos brigando dentro e fora da unidade; escola estadual, que já foi considerada a melhor da região, encontra-se em estado deplorável

Imagens: Redes Sociais com edição do Cotia e Cia 

A Escola Estadual Sidrônia Nunes Pires, localizada no centro de Caucaia do Alto, em Cotia, já foi considerada, em outros tempos, a melhor escola da região. Mas o cenário em que se encontra hoje a unidade fez a instituição de ensino tornar-se alvo de sérias denúncias realizadas por pais e responsáveis de alunos.

Vídeos compartilhados nas redes sociais e enviados ao Cotia e Cia mostram alunos brigando dentro e fora da escola. Outras imagens flagram o abandono e o vandalismo do lado interno da instituição, com mesas quebradas, estrutura comprometida, entre outras (veja o vídeo no final da reportagem).

Além disso, há relatos de tráfico de drogas dentro da unidade, além de relações sexuais nos banheiros. A mãe de uma aluna que pediu para não ser identificada disse que a direção da escola tem ciência dos problemas, mas tem se mantido omissa.

“A diretora não teve a decência de atender os pais para acalmar e explicar o que estava acontecendo. Detalhe: no dia que nós fomos até a escola, ela não estava, chegou após os professores entrarem em contato, passou diversas vezes por nós, sem dar uma palavra. Uma negligência total”
, relatou.

Outros pais relataram também a falta de professores, consumo de bebidas alcoólicas dentro da escola e alunos armados.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Cotia e Cia
entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para relatar os problemas. 

Em nota, a secretaria informou que a equipe da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) realizou um levantamento técnico e iniciou reparos prioritários na unidade, como consertos e a pintura dos banheiros.

A Diretoria de Ensino de Carapicuíba, responsável pela unidade, disse que realocou Agentes de Organização Escolar para dar continuidade aos serviços de limpeza na escola e, em paralelo, garantiu que fará a reposição de 200 conjuntos de mesas e cadeiras até o fim do próximo mês.

“A secretaria irá intensificar ações com os alunos sobre a importância da preservação e conservação do patrimônio, por meio do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP)”, afirmou.

Sobre as brigas constantes entre os alunos, a Seduc-SP disse que, nessas situações, a direção aciona os responsáveis pelos estudantes envolvidos “para mediação e providências que garantam o bem-estar de todos e o direito à educação”.

“Dependendo da situação, órgãos de segurança, como a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, também são acionados. A direção está à disposição para receber os pais e ouvi-los, sempre que solicitado, com o objetivo de tornar o ambiente escolar saudável”,
concluiu a nota.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

Postagem Anterior Próxima Postagem