Associação havia informado que paralisação parcial acontecia devido ao fato de os coletes balísticos estarem vencidos; veja o que disse a secretaria
Base da GCM de Cotia. Foto: Google Imagens |
A Secretaria de Segurança Pública de Cotia negou que a Guarda Civil tenha paralisado as atividades conforme havia informado a Asguaco (Associação dos Guardas Civis de Cotia) nesta quarta-feira (7).
Mais cedo, a associação afirmou ao Cotia e Cia que a equipe da Granja Viana estava aquartelada devido ao fato de os coletes estarem vencidos. Um agente da corporação, que não quis ser identificado, disse que nesta madrugada a paralisação foi total, ou seja, na região central, em Caucaia do Alto e na Granja.
“As equipes noturnas aquartelaram à meia-noite. Hoje, a equipe diurna não teve nenhum posicionamento, nem do comando geral nem do secretário de Segurança. A única coisa que falaram para nós é que cada um iria assumir o risco se fosse para a rua, e com medo de represálias, a equipe assumiu o plantão mesmo com os coletes vencidos”, relatou.
Mas, de acordo com a secretaria, o patrulhamento, bem como os serviços administrativos e os atendimentos de ocorrências, aconteceram - e estão acontecendo - normalmente.
COLETES PASSARAM POR TESTE DE QUALIDADE
A Secretaria de Segurança disse ainda que uma empresa realizou hoje os testes de qualidade nos coletes da corporação. Os testes, de acordo com a secretaria, foram acompanhados por uma comissão de Guardas Civis e por representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo de Cotia.
“O resultado dos testes reflete o desempenho dos coletes e uma visão detalhada de suas capacidades de proteção”, disse a pasta.
A empresa responsável pelo teste ressaltou que a interpretação dos resultados e a decisão final sobre a aprovação ou reprovação dos coletes “cabe exclusivamente à GCM de Cotia”.
Cotia e Cia questionou a secretaria se, portanto, os coletes que estavam vencidos, estão aptos ainda para o uso. Assim que houver retorno, será acrescentado.