Além do aumento de cadeiras, entenda como o legislativo cotiano pode ter “cara nova” a partir do ano que vem
Foto: Câmara Municipal de Cotia |
Em vez de 15, como é atualmente, a Câmara de Cotia passará a ter 17 vereadores a partir de 2025. Todos serão eleitos nas eleições do próximo dia 6 de outubro.
A alteração foi aprovada no dia 22 de agosto de 2023 pelos próprios parlamentares cotianos.
Na justificativa, a decisão de propor o aumento do número de vereadores “representa uma iniciativa que congrega a necessidade de se promover aumento da representatividade, sem, contudo, comprometer os trabalhos do parlamento local em consideração ao orçamento, limitado a este destino”, diz o texto da emenda.
De acordo com artigo 29 da Constituição Federal, Cotia poderia ter até 21 vereadores, já que o número de habitantes da cidade está entre 160 mil e 300 mil – segundo o Censo 2022 do IBGE, a cidade tem hoje 273.640 moradores.
MAS POR QUE AO MENOS 5 NOVOS VEREADORES?
Além dos dois a mais que serão eleitos, Cotia terá, no mínimo, outros três novos nomes que assumirão o cargo no legislativo a partir do ano que vem.
Isso vai ocorrer porque o atual vereador Edson Silva não concorrerá a eleição para o legislativo, já que ele é candidato a vice-prefeito na chapa de Ângela Maluf.
O mesmo acontece com Paulinho Lenha, que disputará o cargo de vice-prefeito na chapa de Welington Formiga, candidato à Prefeitura de Cotia pela oposição.
Já o vereador Pedinha Dantas não concorrerá às eleições deste ano, já que está apoiando seu filho, Rafael Dantas, na corrida pelo legislativo municipal.