Com coletes vencidos, GCMs fazem paralisação parcial em Cotia, diz associação

OUTRO LADO: Secretaria de Segurança Pública nega a informação

Foto: Prefeitura de Cotia 

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia estão com medo de ir para as ruas já que seus coletes à prova de balas passaram da data de validade. Conforme mostrou o Cotia e Cia, os materiais, fabricados em 6 de agosto de 2019, venceram nessa terça-feira (6), já que o prazo de uso era de 5 anos.

LEIA TAMBÉM: Associação dos guardas civis de Cotia se pronuncia sobre coletes vencidos da corporação

Diante do fato, a reportagem apurou que, nesta madrugada, as equipes que trabalham nas três regiões da cidade (Centro, Granja Viana e Caucaia) realizaram uma paralisação. As viaturas ficaram aquarteladas a partir da meia-noite.

“As equipes noturnas aquartelaram à meia-noite. Hoje, a equipe diurna não teve nenhum posicionamento, nem do comando geral nem do secretário de Segurança. A única coisa que falaram para nós é que cada um iria assumir o risco se fosse para a rua, e com medo de represálias, a equipe assumiu o plantão mesmo com os coletes vencidos”, relatou um guarda, que pediu para não ser identificado.

A Asguaco (Associação dos Guardas Civis de Cotia) afirmou ao Cotia e Cia, no entanto, que a equipe da Granja Viana continua aquartelada nesta quarta-feira (7).

OUTRO LADO

Após publicação desta reportagem, por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de Cotia negou que a Guarda Civil tenha paralisado as atividades. 

De acordo com a secretaria, o patrulhamento, bem como os serviços administrativos e os atendimentos de ocorrências, aconteceram - e estão acontecendo - normalmente - veja a nota na íntegra ao final da matéria. 

SEGURANÇA PÚBLICA COMENTA SOBRE OS COLETES

Sobre os coletes à prova de balas vencidos, a Secretaria de Segurança Pública do município disse ao Cotia e Cia que, de acordo com a fabricante dos coletes, a empresa Blintec, “a qualidade dos equipamentos de proteção está garantida até seis anos de uso, contados a partir da data de fabricação, sem prejuízos à qualidade ou durabilidade do produto”.

“Considerando que a tropa recebeu os coletes no dia 28 de agosto de 2019, o prazo mínimo de cinco anos de uso findará no fim do mês e o máximo em 28 de agosto de 2025”, argumentou.

Questionada sobre a licitação para a aquisição de novos coletes, a secretaria explicou que o processo se iniciou em março deste ano e está homologado. “Nos próximos dias o empenho do valor da compra será realizado e a empresa vencedora fará o fornecimento dos novos coletes o mais rápido possível, em um prazo máximo de até 40 dias, sendo priorizado a entrega à tropa operacional”, concluiu a nota.

Cotia e Cia
entrou em contato com a empresa Blintec, mas não obteve retorno.

VEJA A NOTA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA SOBRE A PARALISAÇÃO DOS GUARDAS 

"A Prefeitura de Cotia, por meio de sua Secretaria de Segurança Pública, informa que não houve paralisação dos trabalhos da Guarda Civil e que o patrulhamento, bem como os serviços administrativos e os atendimentos de ocorrências, acontece normalmente. Salienta que a empresa Wkr Prime Representação Comercial Ltda. realizou testes de qualidade nos atuais coletes balísticos utilizados pela corporação municipal de segurança."

"Os testes realizados foram acompanhados por uma comissão de Guardas Civis e por representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo de Cotia. Conforme laudo anexo, os coletes passaram por testes de nível III, de acordo com a norma NIJ STD 0101.04 Rev. A. O resultado dos testes reflete desempenho dos coletes e uma visão detalhada de suas capacidades de proteção."

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 17H22 COM NOTA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE COTIA)
Postagem Anterior Próxima Postagem