Campeã de judô nas Olímpiadas, Beatriz Souza é atleta do E.C Pinheiros; conheça a trajetória

Paulista é campeã olímpica do judô nas Olimpíadas de Paris 2024, na categoria "acima de 78kg

Bia Souza. Foto: Reprodução / Redes Sociais 

O esporte brasileiro conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com a vitória de Beatriz Souza sobre a israelense Raz Hershko na final da categoria +78kg feminino.

A vitória foi desenhada logo nos primeiros 30 segundos de luta, quando a brasileira conseguiu um wazari ao derrubar a israelense, em meio a uma tentativa de aplicar um o-soto-gari – varrida por fora da perna da adversária, empurrando-a contra o pé. Com a queda da israelense, a brasileira abriu a pontuação.

Com duas advertências por falta de iniciativa, o combate continuou com a israelense quase aplicando um golpe que poderia igualar o placar, mas Beatriz soube se desvencilhar, evitando tocar o solo com sua lateral ou as costas.

A brasileira, então, se manteve concentrada, administrando a vantagem, com a israelense já demonstrando cansaço.

A vitória colocou o Brasil na 18ª posição no quadro geral, com uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze.

ATLETA DO E.C PINHEIROS

Beatriz Souza é atleta do Esporte Clube Pinheiros. A judoca entra para a história do Pinheiros como a segunda atleta medalhista de Ouro em Olimpíadas, alcançando o feito de César Cielo em Pequim 2008.

TRAJETÓRIA

Bia é medalhista nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, tendo medalha de bronze de judô na categoria +78kg.

Foi campeã dos Jogos Pan-Americanos Sênior 2017 de judô e conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Judo de 2022 e a de bronze em 2023.

Em Campeonatos Mundiais, Bia tem duas medalhas de prata, em Budapeste (2017), no torneio por equipes mistas, e em Tashkent-2022, no torneio individual; e quatro medalhas de bronze - Tóquio-2019 e Budapeste-2021, no torneio por equipes mistas, e Budapeste-2021 e Doha-2023, no torneio individual.

  

  

Postagem Anterior Próxima Postagem