Novos equipamentos devem ser entregues em, no máximo, 40 dias
GCM de Cotia. Foto: Prefeitura de Cotia |
A Prefeitura de Cotia contratou uma empresa que fornecerá os novos coletes à prova de balas para a Guarda Civil Municipal (GCM). O contrato consta no portal de licitações do executivo e pode ser consultado AQUI.
Segundo o contrato, os coletes custarão R$961 mil. A empresa contratada é a Kalesi Comércio de Equipamentos, com sede em Curitiba (PR).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Cotia, os novos coletes devem ser entregues em, no máximo, 40 dias.
VENCIMENTO
A compra dos novos equipamentos de proteção acontece após polêmica com a data de validade. Conforme revelou Cotia e Cia, os coletes balísticos da guarda venceram no último dia 6. Os materiais foram fabricados em 6 de agosto de 2019 e tinham a validade de 5 anos.
O fato levou parte da corporação a fazer paralisação.
O QUE DISSE A SECRETARIA SOBRE OS COLETES VENCIDOS
Procurada pelo Cotia e Cia, a Secretaria de Segurança Pública do município disse que, de acordo com a fabricante dos coletes, a empresa Blintec, “a qualidade dos equipamentos de proteção está garantida até seis anos de uso, contados a partir da data de fabricação, sem prejuízos à qualidade ou durabilidade do produto”.
“Considerando que a tropa recebeu os coletes no dia 28 de agosto de 2019, o prazo mínimo de cinco anos de uso findará no fim do mês e o máximo em 28 de agosto de 2025”, argumentou.
No entanto, a nota da pasta entra em contradição com o próprio secretário Odair Marcelo de Camargo, que reconheceu o vencimento dos coletes em uma das etapas da licitação (veja na imagem abaixo):