Esses ônibus estariam rodando acima do tempo permitido pelo contrato; entenda
Foto: Arquivos / Cotia e Cia |
Por Neto Rossi
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) vai investigar uma denúncia de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) que estariam rodando de maneira ilegal em alguns municípios da Grande São Paulo.
De acordo com a denúncia, publicada pelo portal Diário do Transporte, parte da frota que atende essas cidades estaria com mais de 10 anos, acima do permitido pelo contrato.
Esses veículos são os quebram com mais frequência, não possuem ar-condicionado e têm equipamentos de acessibilidade sem funcionar.
ÔNIBUS DA EMTU EM COTIA E REGIÃO
De acordo com a denúncia, 33,4% da frota das empresas que atendem a área 1 (Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e São Paulo) tem mais de dez anos, o que totaliza 253 veículos.
Esses ônibus fazem parte do consórcio Intervias, composto pelas empresas Viação Raposo Tavares, Viação Pirajuçara e Viação Miracatiba.
Outras frotas da EMTU, que atendem os demais municípios da Grande SP, também estariam com o mesmo problema, de acordo com a denúncia.
O QUE DIZ A EMTU
Procurada pelo Cotia e Cia, a EMTU informou que, durante a pandemia do COVID-19, as concessionárias perderam a capacidade de investimento em frota, em razão da queda do número de passageiros e consequente diminuição da receita. “No período, o principal foco foi a manutenção dos empregos. Essa situação contribuiu para a elevação de idade dos veículos. Atualmente a retomada da demanda atinge em torno de 80%”, disse [veja a nota na íntegra abaixo]:
"A EMTU e as concessionárias estão comprometidas com a modernização da frota por meio da aquisição de veículos novos e modernos, para conforto e qualidade do serviço aos passageiros. Desde 2019, mais de 1.500 ônibus novos foram incluídos no sistema. A frota intermunicipal gerenciada pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo possui idade média de 6,8 anos.
Durante a pandemia do COVID-19, as concessionárias perderam a capacidade de investimento em frota, em razão da queda do número de passageiros e consequente diminuição da receita. No período, o principal foco foi a manutenção dos empregos. Essa situação contribuiu para a elevação de idade dos veículos.
Atualmente a retomada da demanda atinge em torno de 80%. Todos os ônibus passam por inspeção anual ou semestral nas quais são verificados mais de 900 itens de segurança, além de fiscalizações e acompanhamentos operacionais para oferecer aos passageiros condição de confiabilidade e segurança permanentes, independente da idade dos veículos."
(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 12H17 DO DIA 18/07/24 COM A NOTA DA EMTU)