Nova Raposo: Governo de SP estima geração de 8,3 mil empregos

Com prazo de 30 anos, a concessão terá investimentos de R$ 7,12 bilhões e prevê instalação de pedágios entre Cotia e São Paulo.

Foto: Victor de Andrade Lopes/ Creativecommons

O projeto de concessão da Nova Raposo, que prevê a requalificação de trechos da rodovia Raposo Tavares, vai gerar 8,3 mil empregos. A estimativa é do governo estadual e considera empregos gerados tanto direta quanto indiretamente. O projeto prevê duplicação de vias, implantação de faixas adicionais e de pontos de ônibus. 

Com prazo de 30 anos, a concessão prevê investimentos de R$ 7,12 bilhões. O projeto inclui três rodovias, a Raposo Tavares (trecho de Cotia a capital), Castelo Branco, Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi, além do trecho municipal entre os municípios de Cotia e Embu das Artes.

Leia também: Os valores previstos para cada um dos 6 pedágios entre Cotia e SP

O projeto de concessão da Nova Raposo foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A proposta é fazer a concessão de trechos rurais operados atualmente pela ViaOeste e incluir estradas sob gestão do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo).

O projeto, que prevê instalação de 6 pedágios entre Cotia e São Paulo, gerou uma movimentação popular, inclusive, com protesto no último mês contra a privatização.

Apesar disso o Governo de SP diz que população foi ouvida e que 1.879 sugestões e contribuições foram analisadas antes de concluir o edital de concessão.

O governo ainda diz que o edital será lançado durante o terceiro trimestre de 2024, o leilão e a assinatura do contrato devem ser feitos até o fim do ano.
Postagem Anterior Próxima Postagem