Fofura! Nasce filhote de onça-pintada no Animália Park, em Cotia; VEJA VÍDEO

Espécie é nativa da Mata Atlântica e ameaçada de extinção

Imagens: Divulgação / Animália Park

Nasceu o mais novo morador do Animália Park, em Cotia: um bebê de onça-pintada filho da Clô e do Rudá. O nascimento ocorreu no dia 6 de junho, mas as imagens só foram divulgadas nos últimos dias pelo parque (veja mais abaixo).

“Estamos muito felizes com o nascimento da oncinha. Com certeza é um marco importante do nosso parque, que tem objetivo de aliar diversão e conservação ambiental. Todos nós estamos muito felizes”, disse o diretor técnico do Animália Reserva, Marco Majolo.

O Animália informou que ainda não se sabe o sexo do bebê, porque está totalmente aos cuidados da mãe, sem interferência da equipe técnica do parque.

“O bebê nasceu muito bem e está mamando. A Clô é uma mãezona e tem se dedicado ao filhote. Nossa equipe tem feito todo o monitoramento da mãe e bebê”, explicou Majolo.

Rudá e Clô integram o Programa Nacional de Conservação da Onça-Pintada. Segundo o Animália, o intercâmbio de animais entre bio parques e zoológicos e a reprodução sob cuidados humanos são de extrema importância para promover a conservação da espécie.

A iniciativa integra o Programa de Conservação e Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas, instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil (AZAB).

VEJA O VÍDEO DA PEQUENA ONCINHA:



NAMORO QUE DEU CERTO

Rudá (papai onça) nasceu no BioParque Vale Amazônia e veio de Parauapebas, no sudeste do Pará, em abril no ano passado para o Animália Park, conhecer a nova namorada e assim, ajudar na conservação da espécie prioridade na Res List, da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

Rudá tem dois anos e recebeu todos os cuidados da mãe até o desmame, que aconteceu com seis meses de vida. Desde então, ficou com a mãe e sua irmã, até o dia do embarque aéreo para conhecer a nova pretendente.

Já Clô tem três anos e está no Animália Park, em Cotia, desde outubro de 2021, vinda do Refúgio Biológico Bela Vista – Itaipú Binacional.

“Os zoológicos brasileiros desempenham um importante papel na reprodução dos animais em cativeiro. É uma chance de sobrevivência das espécies”
, destaca Marco Majolo.

ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

A onça-pintada está ameaçada de extinção e, por isso, há um grande incentivo para a reprodução sob cuidados humanos em todo o país.

Para que a reprodução ocorra, é preciso que elas estejam em um ambiente adequado, sem estresse. Além disso, o casal precisa desenvolver afinidade.

Todo o processo de pareamento, ou acasalamento, é acompanhado por biólogos e veterinários. A gestação das onças dura de 90 a 110 dias.

Normalmente, uma onça dá à luz um ou dois filhotes. Na natureza, a fêmea cuida de seus filhotes até que eles atinjam cerca de dois anos, período utilizado para garantir que conseguirão sobreviver sozinhos.

Eles nascem cegos e, portanto, em seus primeiros meses de vida, são totalmente dependentes da mãe.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem