O evento foi sentido pela população de Osasco, Carapicuíba, Barueri e no bairro de Pinheiros.
Foto: Centro de sismologia da USP |
A cidade de Barueri, na grande São Paulo, registrou um tremor de terra de magnitude 2.4 na tarde desta segunda-feira (29). O evento ocorreu às 13h41 e foi sentido pela população de várias regiões, incluindo Osasco, Carapicuíba, Barueri e no bairro de Pinheiros.
O abalo sísmico de baixa magnitude foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP.
De acordo com o Centro de Sismologia, tudo indica que o sismo teve origem natural, mas não se pode descartar a atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região.
“Os tremores naturais, em sua grande maioria, se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ por causa das pressões geológicas.”
Eventos de magnitude 2 a 3 ocorrem todas as semanas em alguma parte do Brasil e a maioria deles não é sentida pelas pessoas. No caso deste tremor de São Paulo, que foi sentido, apesar do desconforto causado nas pessoas, é muito pouco provável que um tremor dessa magnitude cause problemas maiores.