Nova Raposo: Rafael Benini disse que as cobranças iniciarão no 9º ano de concessão; saiba mais detalhes
Raposo Tavares, Cotia. Foto: Vagner Santos |
Por Neto Rossi
O secretário de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo, Rafael Benini, pontuou na última semana os detalhes mais polêmicos do projeto Nova Raposo, que prevê a concessão do trecho entre Vargem Grande e São Paulo, passando por Cotia, à iniciativa privada.
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Um dos assuntos abordados pelo secretário foi a instalação de seis pedágios com sistema free flow. Segundo o projeto, haverá pórticos do novo sistema de cobrança nos seguintes pontos: Km 11,8 (R$ 0,62), km 15,1 (R$ 0,77), km 19,8 (R$ 0,92), km 24,7 (R$ 1,27), km 29,07 (R$ 1,65) e km 39,1 (R$ 2,30). As cobranças valerão nos dois sentidos.
“Serão seis pedágios, três na ida e três na volta, na pista expressa. Mas serão 0,20 centavos por km. Todo mundo no estado paga. Não tem ninguém especial que não paga. É só 0,20 centavos por km”, declarou.
De acordo com ele, as cobranças iniciarão apena ano 9º ano de concessão. “Só vai ter direito a cobrar depois que as obras tiverem finalizadas. O benefício para a população virá antes da cobrança do pedágio.”
Cotia e Cia separou abaixo as principais falas do secretário dentro de cada tópico. Confira:
CONSTRUÇÃO DE VIAS MARGINAIS
“A maior contribuição do projeto é a construção de vias marginais. Um dos maiores pleitos é a municipalização da Raposo e a gente está fazendo isso de uma maneira mais inteligente. Estou criando vias laterais à Raposo justamente para separar esse tráfego urbano do tráfego de longo curso. Hoje, a Raposo, nesse trecho, é a rodovia que tem mais acidentes por km do estado de SP. Porque o tráfego urbano se confunde com o tráfego de longo curso. E o que a gente está fazendo é justamente separar. Quando faço isso, eu reduzo o índice de acidentes, reduzo os atropelamentos e facilito a vida. E quem usar essas ruas laterais, de Cotia até São Paulo, não vai pagar pedágio.”
CORREDOR DE ÔNIBUS NA RAPOSO
“Na rodovia, não posso por corredor de ônibus porque não é o lugar para pôr ônibus. Aliás, uma das causas de acidentes na Raposo hoje em dia é justamente ter parada de ônibus na rodovia. Então, a gente tira esses pontos de ônibus, joga para essa avenida lateral que vai ligar Cotia a SP e ali cria-se um corredor de ônibus.”
METRÔ
“Não é esse projeto ou o metrô. É esse projeto e o metrô. Mas metrô é um projeto de longo prazo. A gente não pode ficar sentado esperando o metrô chegar. A gente tem que atuar hoje para melhorar a situação atual até o metrô chegar. Esse projeto (Nova Raposo) já está em discussão há 10 anos.”
DESAPROPRIAÇÕES
“A gente está fazendo o melhor projeto possível para reduzir o máximo possível a desapropriação... a gente não vai desapropriar clube, não vai desapropriar parque ... quando a gente vai para uma concessão, a gente vai com um projeto básico. A execução do projeto, o licenciamento ambiental, que é onde eu defino o impacto social da obra, é feito durante a concessão. A previsão dessa obra de concessão é começar no 4º ano, pois tem o período de licenciamento ambiental, social ... ninguém vai descumprir nenhuma legislação ambiental ou social.”
PEDÁGIOS
“Serão seis pedágios, três na ida e três na volta, na pista expressa. Mas serão 0,20 centavos por km. Todo mundo no estado paga. Não tem ninguém especial que não paga. É só 0,20 centavos por km. As pessoas falam: ah, mas são 6 pórticos de pedágios, mas ninguém fala da tarifa, que é 0,20 centavos por km. E essa cobrança só vai iniciar no 9º ano de concessão. Só vai ter direito a cobrar depois que as obras tiverem finalizadas. O benefício para a população virá antes da cobrança do pedágio.”
Um dos assuntos abordados pelo secretário foi a instalação de seis pedágios com sistema free flow. Segundo o projeto, haverá pórticos do novo sistema de cobrança nos seguintes pontos: Km 11,8 (R$ 0,62), km 15,1 (R$ 0,77), km 19,8 (R$ 0,92), km 24,7 (R$ 1,27), km 29,07 (R$ 1,65) e km 39,1 (R$ 2,30). As cobranças valerão nos dois sentidos.
“Serão seis pedágios, três na ida e três na volta, na pista expressa. Mas serão 0,20 centavos por km. Todo mundo no estado paga. Não tem ninguém especial que não paga. É só 0,20 centavos por km”, declarou.
De acordo com ele, as cobranças iniciarão apena ano 9º ano de concessão. “Só vai ter direito a cobrar depois que as obras tiverem finalizadas. O benefício para a população virá antes da cobrança do pedágio.”
Cotia e Cia separou abaixo as principais falas do secretário dentro de cada tópico. Confira:
CONSTRUÇÃO DE VIAS MARGINAIS
“A maior contribuição do projeto é a construção de vias marginais. Um dos maiores pleitos é a municipalização da Raposo e a gente está fazendo isso de uma maneira mais inteligente. Estou criando vias laterais à Raposo justamente para separar esse tráfego urbano do tráfego de longo curso. Hoje, a Raposo, nesse trecho, é a rodovia que tem mais acidentes por km do estado de SP. Porque o tráfego urbano se confunde com o tráfego de longo curso. E o que a gente está fazendo é justamente separar. Quando faço isso, eu reduzo o índice de acidentes, reduzo os atropelamentos e facilito a vida. E quem usar essas ruas laterais, de Cotia até São Paulo, não vai pagar pedágio.”
CORREDOR DE ÔNIBUS NA RAPOSO
“Na rodovia, não posso por corredor de ônibus porque não é o lugar para pôr ônibus. Aliás, uma das causas de acidentes na Raposo hoje em dia é justamente ter parada de ônibus na rodovia. Então, a gente tira esses pontos de ônibus, joga para essa avenida lateral que vai ligar Cotia a SP e ali cria-se um corredor de ônibus.”
METRÔ
“Não é esse projeto ou o metrô. É esse projeto e o metrô. Mas metrô é um projeto de longo prazo. A gente não pode ficar sentado esperando o metrô chegar. A gente tem que atuar hoje para melhorar a situação atual até o metrô chegar. Esse projeto (Nova Raposo) já está em discussão há 10 anos.”
DESAPROPRIAÇÕES
“A gente está fazendo o melhor projeto possível para reduzir o máximo possível a desapropriação... a gente não vai desapropriar clube, não vai desapropriar parque ... quando a gente vai para uma concessão, a gente vai com um projeto básico. A execução do projeto, o licenciamento ambiental, que é onde eu defino o impacto social da obra, é feito durante a concessão. A previsão dessa obra de concessão é começar no 4º ano, pois tem o período de licenciamento ambiental, social ... ninguém vai descumprir nenhuma legislação ambiental ou social.”
PEDÁGIOS
“Serão seis pedágios, três na ida e três na volta, na pista expressa. Mas serão 0,20 centavos por km. Todo mundo no estado paga. Não tem ninguém especial que não paga. É só 0,20 centavos por km. As pessoas falam: ah, mas são 6 pórticos de pedágios, mas ninguém fala da tarifa, que é 0,20 centavos por km. E essa cobrança só vai iniciar no 9º ano de concessão. Só vai ter direito a cobrar depois que as obras tiverem finalizadas. O benefício para a população virá antes da cobrança do pedágio.”