Rafael Benini fez uma nova declaração de 6 minutos sobre os pontos mais polêmicos do projeto que vai privatizar a rodovia entre Vargem Grande e SP; veja
Secretário de SP Rafael Benini. Foto: Alesp |
Por Neto Rossi
O secretário de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo, Rafael Benini, declarou na última semana que dentro do projeto Nova Raposo não haverá corredor de ônibus na via expressa. O projeto prevê a concessão do trecho entre Vargem Grande e São Paulo, passando por Cotia, à iniciativa privada.
Segundo Benini, a alternativa será a criação de corredor de ônibus nas vias marginais, que serão contempladas dentro do projeto. “Na rodovia, não posso por corredor de ônibus porque não é o lugar para pôr ônibus. Aliás, uma das causas de acidentes na Raposo hoje em dia é justamente ter parada de ônibus na rodovia. Então, a gente tira esses pontos de ônibus, joga para essa avenida lateral que vai ligar Cotia a SP e ali cria-se um corredor de ônibus”, declarou.
LEIA TAMBÉM: Nova Raposo: governo de SP minimiza polêmica e segue com projeto alvo de protesto
Cotia e Cia separou abaixo as principais falas do secretário dentro de cada tópico.
CONSTRUÇÃO DE VIAS MARGINAIS
“A maior contribuição do projeto é a construção de vias marginais. Um dos maiores pleitos é a municipalização da Raposo e a gente está fazendo isso de uma maneira mais inteligente. Estou criando vias laterais à Raposo justamente para separar esse tráfego urbano do tráfego de longo curso. Hoje, a Raposo, nesse trecho, é a rodovia que tem mais acidentes por km do estado de SP. Porque o tráfego urbano se confunde com o tráfego de longo curso. E o que a gente está fazendo é justamente separar. Quando faço isso, eu reduzo o índice de acidentes, reduzo os atropelamentos e facilito a vida. E quem usar essas ruas laterais, de Cotia até São Paulo, não vai pagar pedágio.”
CORREDOR DE ÔNIBUS NA RAPOSO
“Na rodovia, não posso por corredor de ônibus porque não é o lugar para pôr ônibus. Aliás, uma das causas de acidentes na Raposo hoje em dia é justamente ter parada de ônibus na rodovia. Então, a gente tira esses pontos de ônibus, joga para essa avenida lateral que vai ligar Cotia a SP e ali cria-se um corredor de ônibus.”
METRÔ
“Não é esse projeto ou o metrô. É esse projeto e o metrô. Mas metrô é um projeto de longo prazo. A gente não pode ficar sentado esperando o metrô chegar. A gente tem que atuar hoje para melhorar a situação atual até o metrô chegar. Esse projeto (Nova Raposo) já está em discussão há 10 anos.”
DESAPROPRIAÇÕES
“A gente está fazendo o melhor projeto possível para reduzir o máximo possível a desapropriação... a gente não vai desapropriar clube, não vai desapropriar parque ... quando a gente vai para uma concessão, a gente vai com um projeto básico. A execução do projeto, o licenciamento ambiental, que é onde eu defino o impacto social da obra, é feito durante a concessão. A previsão dessa obra de concessão é começar no 4º ano, pois tem o período de licenciamento ambiental, social ... ninguém vai descumprir nenhuma legislação ambiental ou social.”
PEDÁGIOS
“Serão seis pedágios, três na ida e três na volta, na pista expressa. Mas serão 0,20 centavos por km. Todo mundo no estado paga. Não tem ninguém especial que não paga. É só 0,20 centavos por km. As pessoas falam: ah, mas são 6 pórticos de pedágios, mas ninguém fala da tarifa, que é 0,20 centavos por km. E essa cobrança só vai iniciar no 9º ano de concessão. Só vai ter direito a cobrar depois que as obras tiverem finalizadas. O benefício para a população virá antes da cobrança do pedágio.”
Cotia e Cia separou abaixo as principais falas do secretário dentro de cada tópico.
CONSTRUÇÃO DE VIAS MARGINAIS
“A maior contribuição do projeto é a construção de vias marginais. Um dos maiores pleitos é a municipalização da Raposo e a gente está fazendo isso de uma maneira mais inteligente. Estou criando vias laterais à Raposo justamente para separar esse tráfego urbano do tráfego de longo curso. Hoje, a Raposo, nesse trecho, é a rodovia que tem mais acidentes por km do estado de SP. Porque o tráfego urbano se confunde com o tráfego de longo curso. E o que a gente está fazendo é justamente separar. Quando faço isso, eu reduzo o índice de acidentes, reduzo os atropelamentos e facilito a vida. E quem usar essas ruas laterais, de Cotia até São Paulo, não vai pagar pedágio.”
CORREDOR DE ÔNIBUS NA RAPOSO
“Na rodovia, não posso por corredor de ônibus porque não é o lugar para pôr ônibus. Aliás, uma das causas de acidentes na Raposo hoje em dia é justamente ter parada de ônibus na rodovia. Então, a gente tira esses pontos de ônibus, joga para essa avenida lateral que vai ligar Cotia a SP e ali cria-se um corredor de ônibus.”
METRÔ
“Não é esse projeto ou o metrô. É esse projeto e o metrô. Mas metrô é um projeto de longo prazo. A gente não pode ficar sentado esperando o metrô chegar. A gente tem que atuar hoje para melhorar a situação atual até o metrô chegar. Esse projeto (Nova Raposo) já está em discussão há 10 anos.”
DESAPROPRIAÇÕES
“A gente está fazendo o melhor projeto possível para reduzir o máximo possível a desapropriação... a gente não vai desapropriar clube, não vai desapropriar parque ... quando a gente vai para uma concessão, a gente vai com um projeto básico. A execução do projeto, o licenciamento ambiental, que é onde eu defino o impacto social da obra, é feito durante a concessão. A previsão dessa obra de concessão é começar no 4º ano, pois tem o período de licenciamento ambiental, social ... ninguém vai descumprir nenhuma legislação ambiental ou social.”
PEDÁGIOS
“Serão seis pedágios, três na ida e três na volta, na pista expressa. Mas serão 0,20 centavos por km. Todo mundo no estado paga. Não tem ninguém especial que não paga. É só 0,20 centavos por km. As pessoas falam: ah, mas são 6 pórticos de pedágios, mas ninguém fala da tarifa, que é 0,20 centavos por km. E essa cobrança só vai iniciar no 9º ano de concessão. Só vai ter direito a cobrar depois que as obras tiverem finalizadas. O benefício para a população virá antes da cobrança do pedágio.”