Evento tradicional da cidade chega a sua 73ª edição neste final de semana; veja a programação
Grupo Samprazer. Foto: Divulgação |
Nos dias 11 e 12 de maio acontecerá a tradicional Festa da Congada de São Benedito de Cotia, a Festa da Abolição, que, neste ano, chega à 73ª edição no bairro Vila São Joaquim.
A Congada de São Benedito de Cotia é patrimônio cultural imaterial de Cotia e do Estado de São Paulo e, todo ano, recebe congadas de diversas partes do estado que se juntam à celebração da Lei Áurea, a lei de libertação dos escravos.
Neste ano, o grupo Samprazer fará o encerramento da programação, no domingo (12/05), a partir das 21h.
Estão confirmadas as Congadas de Mogi das Cruzes, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Maracatu, Cia Cara Caxa e Macambos de Raiz Nagô. Como já é tradição, a programação da festa da Congada de São Benedito de Cotia terá sessão solene na Câmara, Cortejo do Busto da Princesa Isabel, Roda de Capoeira, terço na casa do festeiro por intenção das almas dos escravos, além das apresentações da Congadas convidadas.
Sobre a Congada de São Benedito de Cotia
Oficializada em junho de 1951, a Congada de São Benedito foi trazida para Cotia pelas mãos e talento de Benedito Pereira de Castro, ou apenas, Seu Dito da Congada.
Ele nasceu em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e foi lá que sua mãe deu origem à Congada da região em celebração à assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel, que garantiu a liberdade dos escravos.
Mudou-se para Cotia ainda na adolescência e teve a ajuda do pai e dos irmãos para fundar a Congada no município.
Seu Dito faleceu em 2016 e, desde então, a família Castro e amigos realizam a celebração na semana de 13 de maio na sede, que fica na Vila São Joaquim.