Objetivo é reforçar a prevenção, intensificar a presença em áreas com maiores indicadores criminais e cumprir mandados judiciais.
A concentração aconteceu na Base Comunitária da Guarda Civil, que fica na Praça Joaquim Nunes, no centro. De lá, as viaturas (carros e motos) seguiram para os pontos estratégicos, previamente mapeados para a operação. “Com esta iniciativa experimental, esperamos alcançar resultados positivos em termos de prevenção, permitindo que essa mobilização se repita periodicamente. Nosso objetivo é proporcionar uma maior sensação de segurança e tranquilidade para os cidadãos de Cotia”, disse o coronel Odair Marcelo de Camargo, Secretário de Segurança Pública de Cotia.
De acordo com o Secretário, durante a operação, os resultados serão monitorados, com a prioridade de garantir a paz social. A presença das forças de segurança será reforçada pela comunicação entre viaturas, radares, totens e sistemas inteligentes, todos integrados por meio de parcerias entre os órgãos envolvidos, proporcionando um eficiente suporte tecnológico para a observação da dinâmica do crime.
O comandante da Guarda Civil de Cotia, Inspetor Gilberto Asche, destacou que a parceria entre as forças de segurança será mantida pelos próximos dias, com possibilidade de prorrogação para continuidade da Operação Impacto. “As áreas mapeadas com índices de criminalidade mais altos serão focadas, sem deixarmos de atender as outras áreas, porque se não o crime vai migrar […]. A parceria [entre as forças de segurança] seguirá pelos próximos dias e, se necessário, se estenderá”, afirmou o comandante.
A Operação Impacto está sendo liderada pelo comandante Major Bruno; subcomandante Capitão Luiz Felipe; comandante da tropa de trânsito, Tenente Jeferson; comandante da tropa da Guarda Civil, Inspetor Asche, e pelo secretário de Segurança Pública de Cotia, Coronel Odair.