Cotia e Cia teve acesso à apresentação do projeto da Artesp; veja
Foto: Governo de SP |
O projeto de mobilidade da rodovia Raposo Tavares, chamado de “Nova Raposo”, prevê a concessão do trecho entre Vargem Grande e São Paulo, passando por Cotia, à iniciativa privada, para ampliação da infraestrutura e manutenção.
Cotia e Cia teve acesso à apresentação do projeto, que prevê a instalação de seis pedágios entre Cotia (km 39) e São Paulo (km 11,8) [veja aqui].
De acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a tarifa dos pedágios será cobrada no sistema “free flow” (fluxo livre), sem que o motorista precise parar para fazer o pagamento. O serviço também permite que o valor cobrado seja por distância percorrida (veja mais detalhes do sistema free flow aqui ou no final do texto).
ONDE DEVEM SER INSTALADOS OS PEDÁGIOS
O projeto prevê a instalação dos pedágios nos seguintes trechos:
- Km 11,8
- Km 15,1
- Km 19,8
- Km 24,7
- Km 29,0
- Km 39,1
Vale ressaltar que a instalação é prevista nos dois sentidos da rodovia.
Locais onde devem ser instalados os pedágios. Imagem: Reprodução / Artesp |
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Artesp vem realizando audiências públicas, desde março, para trazer informações relacionadas à concessão rodoviária do projeto Nova Raposo. Até o momento, foram realizados dois encontros, sendo o último em Vargem Grande Paulista, nessa quarta-feira (3).
DATAS PREVISTAS
A Artesp prevê lançar o edital do projeto de concessão em junho deste ano para, em novembro, realizar o leilão.
A assinatura do contrato deve ocorrer em março de 2025 e os pedágios deverão ser instalados em março de 2026.
MAIS DETALHES DO PROJETO
A concessão, segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, inclui, além da Raposo Tavares, as rodovias: SP 280, SP 029 e SPA 053/280. E, ainda, o trecho municipal entre os municípios de Cotia e Embu das Artes, paralelo ao Rodoanel Oeste.
No total, o projeto prevê investimentos para duplicação de 36,16 km, implantação de 36,65 km de faixas adicionais, 48,26 km de vias marginais; 24 novos dispositivos, adequação de 59 novas obras de artes especiais; 38 novas passarelas e 73 pontos de ônibus.
“Os recursos serão aplicados também em melhorias em dispositivos de acesso e retorno, entre outras obras de infraestrutura viária, além de serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras”, informou a secretaria.
Como funciona o pedágio Free Flow?
O sistema de pedágio Free Flow visa otimizar o trânsito em rodovias, eliminando a necessidade de parar em praças de pedágio para efetuar pagamentos.
Originada na Europa nos anos 90, essa abordagem tem como objetivo principal “agilizar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos e minimizar o impacto ambiental causado por carros parados em filas”.
O funcionamento é bastante simples: veículos são equipados com um transponder eletrônico ou tag, que é identificado automaticamente por sensores à medida que o veículo passa por um ponto de pedágio.
O valor do pedágio é então debitado de uma conta previamente estabelecida, que pode ser recarregada manualmente ou automaticamente.
Com isso, o valor pago é proporcional ao trajeto percorrido. Caso o veículo não tenha tag instalada, o motorista pode entrar no site da concessionária para fazer o pagamento através da placa.