Informação foi revelada pelo Cotia e Cia nessa segunda-feira (18); saiba mais
Pedágio Free Flow. Foto: Governo de SP |
Nessa segunda-feira (18), o Cotia e Cia publicou, com exclusividade, uma reportagem sobre o projeto de mobilidade da Raposo Tavares, que prevê a concessão do trecho entre Vargem Grande e São Paulo, passando por Cotia, à iniciativa privada.
Além disso, a reportagem revelou que está prevista a instalação de pedágios, mas sem a construção de praças. A tarifa será cobrada no “free flow” (fluxo livre).
As informações foram confirmadas junto à Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (veja aqui o projeto).
COMO FUNCIONA O PEDÁGIO FREE FLOW?
O sistema de pedágio Free Flow visa otimizar o trânsito em rodovias, eliminando a necessidade de parar em praças de pedágio para efetuar pagamentos.
Originada na Europa nos anos 90, essa abordagem tem como objetivo principal “agilizar o fluxo de veículos, reduzir congestionamentos e minimizar o impacto ambiental causado por carros parados em filas”.
O funcionamento é bastante simples: veículos são equipados com um transponder eletrônico ou tag, que é identificado automaticamente por sensores à medida que o veículo passa por um ponto de pedágio.
O valor do pedágio é então debitado de uma conta previamente estabelecida, que pode ser recarregada manualmente ou automaticamente.
Com isso, o valor pago é proporcional ao trajeto percorrido. Caso o veículo não tenha tag instalada, o motorista pode entrar no site da concessionária para fazer o pagamento através da placa.
SOBRE A CONCESSÃO
A concessão, segundo a pasta, inclui, além da Raposo Tavares, as rodovias: SP 280, SP 029 e SPA 053/280. E, ainda, o trecho municipal entre os municípios de Cotia e Embu das Artes, paralelo ao Rodoanel Oeste.
No total, o projeto prevê investimentos para duplicação de 36,16 km, implantação de 36,65 km de faixas adicionais, 48,26 km de vias marginais; 24 novos dispositivos, adequação de 59 novas obras de artes especiais; 38 novas passarelas e 73 pontos de ônibus.
“Os recursos serão aplicados também em melhorias em dispositivos de acesso e retorno, entre outras obras de infraestrutura viária, além de serviços como atendimento por equipes de socorro mecânico, guincho, primeiros socorros e monitoramento das rodovias por sistemas de câmeras”, informou a secretaria.
CONSULTA PÚBLICA
Outra novidade é que o Governo de São Paulo, por meio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), abriu uma consulta pública para receber sugestões para o projeto de mobilidade da Raposo.
O documento está disponível no site da Artesp.
De acordo com o governo, podem participar pessoas físicas ou jurídicas interessadas na matéria. As contribuições devem ser encaminhadas, por escrito, até às 18h do dia 12 de abril.
As informações relativas à Nova Raposo estão disponíveis no menu Transparência, na página oficial da Artesp, bem como o regulamento e a forma de participação na Consulta Pública ( >> menu Transparência >> Audiências e Consultas Públicas).
As sugestões deverão obedecer ao formulário-modelo disponibilizado, nos formatos Excel e PDF. Elas deverão ser enviadas para o endereço eletrônico novasconcessoes@artesp.sp.gov.br, identificando o assunto do e-mail como “Contribuições Consulta Pública 03/2024”.
Segundo o governo, serão apreciadas apenas as contribuições que contenham identificação do participante e contato (e-mail e telefone), que estejam devidamente inseridas no formulário-padrão e dentro do prazo de envio.