Ações de combate contra a dengue começam nesta segunda-feira (26) e terão apoio do Exército Brasileiro
Reunião do governo de SP para definir ações de combate contra a dengue. Foto: Governo de SP |
Da última sexta-feira (23) até esse domingo (25), o número de casos de dengue em Cotia subiu de 416 para 448, segundo o painel de monitoramento do estado de São Paulo. Há pelo menos 8 bairros do município com surto da doença, conforme comunicado da Secretaria de Saúde da cidade (VEJA AQUI).
Os números eram bem inferiores até o dia 30 de janeiro, com 117 casos registrados. Com isso, a cidade teve um aumento significativo de 282%.
Para ter uma ideia melhor, no ano todo de 2023, Cotia teve 114 casos confirmados de dengue.
Ainda de acordo com o painel de monitoramento, há 373 casos que estão sob investigação.
MOBILIZAÇÃO ESTADUAL
A partir desta segunda-feira (26), o Centro de Operações de Emergências (COE) do Estado de São Paulo realizará ações para combate à dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya.
Segundo o governo, as ações, que acontecerão em todos os municípios, terão apoio do Exército Brasileiro na limpeza urbana e orientação de combate à dengue junto à população. “O efetivo de profissionais será distribuído de acordo com a necessidade e situação epidemiológica de cada município e todos os profissionais passarão por treinamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e auxiliará as prefeituras nas ações de campo”, explicou o governo.
DIA ‘D’
Nesta sexta-feira (1º), ocorrerá “uma grande mobilização” contra o Aedes aegypti em todo o Estado de São Paulo, chamado de “Dia D de Mobilização Estadual”.
Segundo o governo, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, promoverá iniciativas especiais nas escolas, enquanto a Defesa Civil do Estado mobilizará as equipes para intensificar a orientação à população e reforçar as ações de combate ao mosquito nas residências.
“Dengue100Dúvidas”
O Governo de SP informou também que lançará o portal “Dengue100Dúvidas”, com 100 questionamentos mais comuns entre a população sobre dengue, zika e chikungunya, e com respostas dos profissionais de saúde. A plataforma estará disponível a toda população de forma online a partir desta semana.
OUTRAS AÇÕES
Além destas ações, o Estado disponibilizará de forma online, para todas as prefeituras, a campanha “A água mais mortal pode estar no seu quintal”, um material didático e comunicativo para distribuição à população.
Estes informes também serão distribuídos para todas as escolas públicas do estado, tanto municipal, quanto estadual, e podendo ser distribuído também nas escolas particulares.
“Para auxiliar e agilizar o resultado dos testes em até 70%, a partir da próxima quarta-feira (28), o Instituto Adolfo Lutz (IAL) iniciará a automatização dos exames com novos equipamentos para que os resultados de dengue analisados pela unidade possam ser entregues às prefeituras de forma mais ágil para melhor controle epidemiológico do Estado”, disse o governo.