O eixo metroviário é estimado em 29 km de extensão e 19 estações
O Metrô de São Paulo voltou a citar a linha 22-Marrom, que pretende Cotia até a região de Pinheiros e Sumaré. O eixo metroviário é estimado em 29 km de extensão e 19 estações.
O anteprojeto de engenharia será feito pelo Consórcio SYSTRA Prime L22, que terá 35 meses para executar o serviço, ou seja, até maio de 2026. Após essa etapa, será a vez do Metrô contratar o projeto básico do novo eixo de transporte.
De acordo com o site especializado ‘ViaTrolebus’, a linha 22 foi mencionada em um relatório integrado, que faz uma espécie de balanço do ano passado e projeções para o futuro. A operadora, segundo o portal, cita “metrô mais leve” para um atendimento menos demandando na região.
“Devido às mudanças urbanas, à oportunidade de atendimento à USP, à atualização com os dados da Pesquisa OD 2017 e à necessidade de adequar a tecnologia de uma linha menos carregada, foram realizados estudos prévios de traçado e tecnologia de metrô mais leve – carro mais estreito e curto, permitindo túneis menores e estações mais curtas para a linha”, diz o documento.
A empresa ainda cita que “tais estudos serão aprofundados e validados no Anteprojeto de Engenharia/EIA-RIMA da linha, também em processo de contratação”.
O termo ‘metrô leve’, que se refere a Veículo leve sobre trilhos – VLT, já havia sido mencionado, em 2021, pelo diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER.