Edital foi publicado nesta semana pela prefeitura, que não respondeu sobre a ausência do requisito no documento
Foto: Prefeitura de Cotia |
A falta de um requisito chamou a atenção no edital do concurso público 04/2024, promovido pela Prefeitura de Cotia por meio da empresa RBO Assessoria Pública.
Dentre as 580 vagas em 37 áreas, 8 serão disputadas para agente de trânsito, com salário podendo chegar a mais de R$ 5 mil.
Acontece, que o edital não cita a necessidade de ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O requisito mínimo exigido é ensino médio completo.
Apesar disso, no próprio edital há as atribuições do cargo e, entre elas, está “dirigir viaturas, acionando os seus equipamentos, conduzindo-as dentro dos limites do Município, exceto em casos específicos determinados por instrução superior, sempre observando as regras de trânsito.” E “operar o trânsito de veículos”
A falta da CNH como requisito no edital contraria, inclusive, as normas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), que diz que todo agente deve ser habilitado, pelo menos, na categoria B (habilitação para conduzir carro).
Cotia e Cia questionou a prefeitura sobre a falta da exigência, mas não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.