Escolas estaduais em Cotia estão sem serviço de limpeza

Unidades estão pagando funcionárias “por fora” para amenizar o impacto; governo de SP na manifestou sobre o problema; veja 

EE Sidrônia, em Caucaia do Alto, é uma das unidades afetadas. Foto: Google Imagens



Por Neto Rossi

Escolas estaduais em Cotia estão sem o serviço de limpeza e higiene. A denúncia foi enviada ao Cotia e Cia por funcionárias de unidades da rede. Segundo elas, o governo de São Paulo encerrou o contrato com a empresa terceirizada que realizava o serviço.

“Hoje, a Diretoria de Ensino de Carapicuíba enviou uma equipe para lavar os banheiros, no caso uma vez ao dia. Pensando que estou numa escola de período integral, uma vez é insuficiente, pois temos aulas até as 21 horas”, relatou uma professora da EE Prof. Ary Bouzan. Segundo ela, o mesmo problema vem ocorrendo também na EE República do Peru.

A suspensão do serviço também vem afetando a EE Sidrônia Nunes Pires, em Caucaia do Alto. Desde o dia 21 de outubro, a unidade está passando por dificuldades com a higiene.

Segundo uma educadora da unidade, que conversou em anonimato com o Cotia e Cia, a Diretoria de Ensino está pagando via Associação de Pais e Mestres (APM) uma ex-funcionária da antiga terceirizada. “A questão é que as funcionárias estavam cumprindo aviso prévio, ou seja, de alguma forma o Estado já sabia que esse contrato não seria renovado e não providenciou uma nova contratação”, relatou. Ainda de acordo com ela, cerca de 21 escolas da região já estão sendo afetadas.

Em mensagem enviada aos professores, que a reportagem teve acesso, o diretor da EE Sidrônia afirmou que a empresa “não desejou renovar o contrato” e que um novo estaria em andamento via pregão. Ele diz que, simultaneamente, há a elaboração de um contrato emergencial, “a fim de minimizar o impacto da ausência de funcionários”.

OUTRO LADO 

Procurada pelo Cotia e Cia, a Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) informou, por meio da Diretoria de Ensino de Carapicuíba, que houve descumprimento de contrato por parte da empresa que prestava serviços de limpeza e por esse motivo "a empresa foi notificada e o contrato rescindido"

"A Diretoria de Ensino está trabalhando para normalizar a situação e abrirá um pregão para a contratação da nova empresa de limpeza no início de novembro", disse a Seduc-SP.

De acordo com a pasta, equipes de limpeza da Diretoria de Ensino estão sendo encaminhadas para as unidades de ensino para realizarem a higienização dos ambientes. "Algumas escolas também estão providenciando a limpeza dos espaços com recursos da Associação de Pais e Mestres. As aulas estão ocorrendo normalmente", completou. 

Postagem Anterior Próxima Postagem