Obra ‘Cardiologia Geriátrica: Da Clínica a Intervenção’ também é assinada por mais dois especialistas
Doutor Felício Savioli Neto - primeiro da direita para esquerda. (Foto Divulgação) |
O cardiologista Felício Savioli Neto, 66, lançou, neste mês, o livro ‘Cardiologia Geriátrica: Da Clínica a Intervenção’. A segunda obra de sua carreira contempla a experiência de especialistas nessa área para fornecer uma visão abrangente do manuseio do idoso cardiopata.
A literatura, que também é assinada pelos especialistas Ari Timerman e Fausto Feres, tem como objetivo “servir como importante fonte de avaliação e tratamento das principais doenças que afetam a população idosa”.
"Com as doenças cardiovasculares representando a principal causa de morbimortalidade na população idosa, cardiologistas, geriatras e outros profissionais de saúde que cuidam de idosos necessitam, no mínimo, de conhecimento básico das doenças que comumente afetam os idosos", destaca Savioli.
Ele lembra que, com os avanços e as descobertas da medicina moderna, que permitem que as pessoas vivam mais, o número de idosos continuará a crescer exponencialmente nas próximas décadas. “Minha experiência no tratamento das pessoas idosas com problemas cardiovasculares se iniciou nos primeiros anos da década de 1980. Naquela época estimava-se que o Brasil teria a sexta população mundial de idosos no ano de 2030. Pois bem, estamos em 2023 e já somos a sexta população mundial de idosos”, ressalta.
Dr. Felício Saviloi é chefe da Seção Médica de Cardiogeriatria do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia desde 1987 e diretor científico da primeira diretoria do Grupo de Estudos Brasileiro de Cardiogeriatria.
Em Cotia, Savioli ocupou os cargos de Diretor Adjunto da Saúde (1985–1987) e Secretário da Saúde e da Promoção Social (1987-1990). Em 2011, foi ouvidor da Secretaria da Saúde do município.