Parlamentares estiveram no plenário, mas sem justificativa não registraram presença; veja a reportagem
Os vereadores de Cotia não realizaram a sessão ordinária desta terça-feira (24). É a segunda vez consecutiva que os trabalhos dos parlamentares são suspensos.
Na semana passada, não teve sessão devido à falta de quórum, ou seja, não havia o número suficiente de vereadores [RELEMBRE AQUI]. Desta vez, eles até estavam presentes, mas não se manifestaram em plenário durante a contagem.
ENTENDA O QUE OCORREU
Quem foi ao plenário assistir a sessão ou quem acompanhou pelo Youtube (VEJA O VÍDEO NO FINAL DA REPORTAGEM), ficou com a sensação de que a sessão seria realizada normalmente, já que havia o número suficiente de vereadores na Casa.
Foi feita a leitura de um trecho da bíblia, como de praxe, e na sequência a leitura da ata da sessão do dia 10 de outubro – a última realizada pelos vereadores.
Mas antes de o vereador Celso Itiki terminar a leitura da ata, o vereador Dr Castor Andrade pediu questão de ordem e solicitou a verificação da presença dos parlamentares.
Neste momento, Itiki vira para o vereador Edson Silva, que estava fazendo uma selfie momentos antes, e fala: “Chama o menino lá. Qualquer um deles, aí.” O presidente da Câmara, vereador Marcinho Prates, acata o pedido de Castor e pede a verificação da presença dos demais colegas.
Há um breve silêncio, que é quebrado por Castor, que, irritado, pede novamente a contagem dos parlamentares. Marcinho responde que a verificação já está sendo feita. Mas ela não ocorre, de fato.
Marcinho Prates se ausenta do plenário. Um funcionário da Câmara desliga o microfone e não é possível mais ouvir o que eles conversam.
Após cerca de três minutos, o presidente da Câmara retorna e afirma que “havendo o número legal [de vereadores]” os trabalhos dariam continuidade. Mas Castor pede, pela terceira vez, a verificação de presença, que ainda não fora realizada. Marcinho então pede a suspensão da sessão por 10 minutos “para acerto de pauta”, sem dar mais detalhes.
APÓS A PAUSA, SESSÃO É CANCELADA
Após pausa de 13 minutos, Marcinho pede para cada vereador ocupar seus devidos lugares e registrem a sua presença. Novamente o silêncio. Marcinho conversa com Edson, pega o microfone e termina: “não havendo número legal [de vereadores], declaro prejudicada a presente sessão.”
Cotia e Cia entrou em contato com o presidente Marcinho Prates para buscar uma explicação, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.