Dados foram levantados pelo Cotia e Cia junto às secretarias de Saúde do município e do estado de SP; veja a reportagem completa
Hospital Regional de Cotia. Foto: Arquivos / Cotia e Cia |
Reportagem: Neto Rossi
Nos últimos quatro meses, o município de Cotia registrou uma alta significativa nos casos de Covid-19. Em junho, foram 16 casos confirmados; julho, 22; agosto, 39; setembro, 145 e, neste mês de outubro, disparou para 526 até essa quarta-feira (25). A alta representa mais de 3.000 % neste período.
Os dados foram disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica da cidade ao Cotia e Cia. Segundo informações apuradas pela reportagem, apenas na UPA do Parque São George, 12 casos foram confirmados das 19h de segunda-feira (23) às 2h de terça (24).
Cotia e Cia entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e pediu mais informações sobre o aumento dos casos. Assim que houver retorno, será acrescentado aqui.
HOSPITAL DE COTIA VOLTA A REGISTRAR INTERNAÇÕES
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o Hospital Regional de Cotia (HRC), entre as semanas epidemiológicas 37 e 43, que compreendem o período de 10 de setembro a 28 de outubro, registrou oito internações por Covid-19. Já entre abril e agosto deste ano, segundo a pasta, a unidade não registrou nenhum caso de internação causada pela doença.
“O HRC é uma unidade referenciada para atendimentos de média e alta complexidade, desta forma, atende apenas pacientes transferidos de outras unidades”, informou.
A SES reforçou que mantém o monitoramento constante do cenário epidemiológico - inclusive de variantes - em todo o território estadual e acrescentou a importância da vacinação contra a Covid-19, em especial as doses de reforço e a Bivalente.
“A variação de temperatura, como tem ocorrido nas últimas semanas, propicia um ambiente para transmissão do vírus que causa Síndrome Gripal. Além disso, o tempo seco, aumento da poluição, entre outros fatores, também auxiliam no contágio da doença”, explicou.
Além da imunização contra a Covid-19, a SES reforçou ainda que as medidas já conhecidas pela população seguem sendo fundamentais para combater o coronavírus, como higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel) e etiqueta respiratória (ao tossir e espirrar, cobrir nariz e boca).