Supermercado Pedroso se despede de Cotia após 109 anos de história

Supermercado ficará na memória dos moradores mais antigos da cidade

Supermercado Pedroso. Foto: Reprodução 

O Supermercado Pedroso vendeu as três unidades que têm em Cotia. Segundo informações apuradas pelo Cotia e Cia, a loja da Av. Prof. Manoel José Pedroso, no Parque Bahia, foi comprada pelo Grupo Bem Barato.

Já as outras duas lojas (da Rua Batista Cepelos, centro, e da Av. Prof. Joaquim Barreto, no Atalaia) foram compradas por uma rede chinesa de supermercados.

O prédio da unidade do Pedrosão (av. Prof. Manoel José Pedroso) deve ser entregue até o final deste mês. Já os imóveis das outras lojas devem ser entregues em meados de outubro, segundo funcionários ouvidos pela reportagem.

Cotia e Cia fez contato com o Supermercado Pedroso para buscar mais detalhes e aguarda retorno.

Leia também: 

Supermercado Pedroso anuncia liquidação às vésperas de fechar loja em Cotia

HISTÓRIA DO PEDROSO SE FUNDE COM A DE COTIA

O Supermercado Pedroso teve início oficialmente em 1914, com a abertura de um armazém de secos e molhados por Joaquim Horácio Pedroso (conhecido na cidade como Nhô Quim).

Entretanto, foi apenas em 2014, que seus descendentes descobriram a real idade da empresa através de uma nota de venda (veja abaixo).


A primeira nota fiscal, encontrada na igreja católica Nossa Senhora do Monte Serrat, é de 1912 – quando o pequeno armazém ainda era batizado com outros nomes, como Casa São José e Empório Cotiano. “A nota fiscal ainda era selada e a razão social da igreja na época era Fábrica Matriz”, conta Silvio José Pedroso, neto do fundador.

Em 1914, a empresa ganha o sobrenome da família e passa a ser denominada Pedroso.

Há mais de um século em Cotia, o Supermercado Pedroso acompanhou e vivenciou década por década um vilarejo se tornando uma cidade, que hoje esbarra nos 300 mil habitantes.

Com certeza, os mais antigos moradores da cidade sentirão falta deste mercado que se tornou um patrimônio para os cotianos.
Postagem Anterior Próxima Postagem