Macaco bugio é visto novamente em Cotia; VEJA VÍDEO

Guarda Civil Ambiental falou que o animal “está sendo monitorado há alguns anos”; veja

Bugio foi flagrado novamente em Cotia. Imagem enviada ao Cotia e Cia 

Um macaco da espécie bugio foi visto novamente em Cotia neste final de semana. Uma pessoa conseguiu flagrá-lo se alimentando em cima de uma árvore dentro do Parque Ecológico Chico Anysio, que está fechado desde 2018.

Cotia e Cia conversou com alguns moradores que relataram preocupação, pois, segundo eles, as pessoas estão alimentando o macaco.

Procurada pela reportagem, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Guarda Civil Ambiental, informou que vem monitorando este bugio há alguns anos.

A guarda disse também que ele se encontra em seu habitat natural e não apresenta nenhum tipo de ferimento. “Ele está habituado com a presença humana, por isso acaba interagindo na espera de receber algum tipo de alimento”, informou. “A orientação é para que os moradores não se aproximem muito e não tentem tocá-lo ou capturá-lo”, completou.

Por ele apresentar perfeitas condições de saúde, a GCM Ambiental disse que “não se justifica a captura”.

VEJA O VÍDEO ABAIXO

MACACO FLAGRADO DENTRO DE CONDOMÍNIO

Em 2021, um bugio foi visto dentro do condomínio Jd. Europa, na região central de Cotia. Os moradores se assustaram com o animal andando de um lado para o outro dentro do residencial até desaparecer pela mata (RELEMBRE AQUI).

O macaco também foi visto próximo ao McDonald's do centro de Cotia. Muitas pessoas tiraram foto da cena inusitada.

Na ocasião, Cotia e Cia conversou com a bióloga Aline Gabriella Trotta Provasi. Ela explicou que não é normal um macaco desta espécie aparecer em uma área habitada por seres humanos, ainda mais estando sozinho, já que os bugios andam em bandos.

Ela também detalhou que, ao se comunicarem, esses animais dependem do som que emitem e, para isso, não se habituam em locais com muitos barulhos.

Segundo a bióloga, o aparecimento deste macaco na região pode estar ligado a possibilidade do desmatamento desenfreado por causa das construções de moradias.

"Os bugios, em geral, tendem a ficar em locais em que têm árvores mais novas para eles conseguirem comer mais frutos, folhas e brotinhos também. Então, se eles ficam ali e alguém vai e desmata, obviamente, ele vai procurar outro local. Os bugios têm preferência de alimentação, mas eles se alimentam da maioria das árvores. Eles não são tão específicos assim, o que também ajuda a terem uma sobrevivência próxima de áreas habitadas por seres humanos", explicou.

"Mas o fato de ele estar sozinho chama bastante a atenção, porque eles são animais sociais. Eles sempre estão em grupos de 5 a 10 macacos e, por isso, é bem estranho ele estar sozinho. Ou ele estava procurando uma árvore nova para o grupo ou alguma coisa aconteceu com o grupo dele", complementou Aline.
Postagem Anterior Próxima Postagem