Desta vez, pedido de vistas foi feito pelo vereador Pedinha Dantas
Foto: Câmara Municipal de Cotia / Reprodução |
A votação em segundo turno de uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica que pede o aumento do número de vereadores em Cotia foi novamente adiada. Na sessão dessa terça-feira (15), foi a vez do vereador Pedinha Dantas pedir vistas do projeto. É a terceira vez que ele é prorrogado.
Na sessão do dia 27 de junho, a última antes do recesso parlamentar, o vereador Celso Itiki pediu vistas da proposta. Na semana passada, Luís Gustavo Napolitano também pediu para a votação ser adiada.
O QUE PEDE A PROPOSTA
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica 01/2023 fixa em 17 o número de vereadores de Cotia. Atualmente, são 15. A votação que aconteceu em primeiro turno recebeu 10 votos favoráveis e quatro abstenções.
Na justificativa, a decisão de propor o aumento do número de vereadores “representa uma iniciativa que congrega a necessidade de se promover aumento da representatividade, sem, contudo, comprometer os trabalhos do parlamento local em consideração ao orçamento, limitado a este destino”, diz o texto da emenda.
Vereadores que votaram a favor do aumento de cadeiras: Paulinho Lenha, Marcinho Prates, Iran Soares, Sergio Folha, Edson Silva, Prof Osmar, Jhony Santos, Serginho, Peka Santos e Felipe Variedade.
Vereadores que não votaram: Dr Castor Andrade, Pedinha, Sandrinho, Celso Itiki e Luis Gustavo Napolitano.
COTIA PODE TER ATÉ 21 VEREADORES
De acordo com artigo 29 da Constituição Federal, Cotia poderia ter até 21 vereadores, já que o número de habitantes da cidade está entre 160 mil e 300 mil – segundo o Censo 2022 do IBGE, a cidade tem hoje 273.640 moradores.