SP: Pontos de ônibus ganham painéis digitais para “falar” com mulheres sozinhas

Passageiras sozinhas nos pontos poderão realizar videochamadas com atendentes enquanto esperam pelo transporte; veja onde estão instalados

Foto: reprodução / Governo de SP

O Governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (28), em dez locais da capital, o Abrigo Amigo. A iniciativa transforma painéis digitais situados em pontos de ônibus em uma mídia inteligente, que acompanha de forma remota mulheres sozinhas que esperam o transporte público.

A mídia interativa é conectada à internet e equipada com câmera noturna, microfone, sensor de presença e botão virtual. Quando o sistema é acionado, inicia uma videochamada com uma atendente, oferecendo companhia e ajuda em caso de necessidade.

A chamada será direcionada para uma central de atendimento com funcionamento das 20h às 05h. As atendentes são preparadas para acionar serviços de segurança pública e saúde durante situações de emergência.

Os pontos de ônibus transformados em Abrigo Amigo se concentram na área central da cidade de São Paulo e foram mapeados a partir das regiões classificadas como mais sensíveis para o público feminino. São áreas com menos movimento durante o período noturno, como os pontos da Avenida Tiradentes próximos ao Centro Paula Souza e ao Museu de Arte Sacra.

O Abrigo Amigo também ficará disponível em um ponto em frente à Estação da Luz e nas Avenidas Rangel Pestana e Nove de Julho. Outros locais que recebem o serviço são paradas de ônibus da Avenida Brigadeiro Luís Antônio e final da Avenida Ipiranga, além de pontos situados na Avenida Angélica.

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem