Ônibus perde o freio, atinge casa e deixa mais de 20 pessoas feridas em Barueri

Em depoimento, motorista relatou o problema que ocorreu para que o ônibus perdesse o freio; veja

Acidente com ônibus em Barueri. Foto: Reprodução / Redes sociais


Por Neto Rossi

Mais de 20 pessoas ficaram feridas após um ônibus bater em um muro de uma casa, no final da tarde desta terça-feira (29), na rua Capitão Salinas, cruzamento com a Rua Treze de Maio, em Barueri.

Todas as vítimas foram socorridas para diferentes unidades de saúde de Barueri, conforme a gravidade de cada caso. Não há informações sobre o estado de saúde delas. Não houve óbito. O local do acidente foi preservado para perícia.

O QUE DIZ O MOTORISTA

Em depoimento na delegacia, o motorista do ônibus relatou que o local é de difícil acesso, pois sempre existem veículos parados “indevidamente” do outro lado da rua. Desta forma, ele disse que é necessário ficar parado no trecho de declive acentuado aguardando as pessoas tirarem seus carros para então o ônibus passar.

Relatou ainda que o tempo de espera para as pessoas retirarem os carros é de até cinco minutos. Com isso, o problema acaba impactando no atraso das viagens.

Nesta terça, ao passar pelo trecho, o motorista disse que novamente se deparou com a mesma situação. Buzinou diversas vezes para os responsáveis retirarem seus veículos, mas como demorou mais do que o de costume, o painel do coletivo apresentou um alerta de escassez do ar do sistema de freio, pois o ônibus estava parado há muito tempo.

O ônibus então começou a perder o freio e a se movimentar na descida, pegando uma certa velocidade. Ele não conseguiu parar o ônibus, que acabou se colidindo com uma casa.

Por fim, o motorista relatou que no local não há uma fiscalização adequada para verificar a parada irregular de automóveis e que, cedo ou tarde, iria acontecer algo de grave naquela região.

Diante do depoimento do motorista, Cotia e Cia entrou em contato com a Prefeitura de Barueri, que enviou uma nota com informações do acidente, mas sem responder os questionamentos referentes à falta de fiscalização relatada pelo motorista.

Veja a nota na íntegra:

O acidente aconteceu quando o veículo que fazia a linha 166 Jardim Califórnia/Centro perdeu o controle na rua Capitão Salinas, na Vila Universal. Na ocasião, bateu em outros cinco veículos e posteriormente chocou-se contra uma casa, na rua 13 de maio, deixando 28 vítimas.

Os primeiros socorros foram prestados por Unidades de Resgate do Corpo de Bombeiros da PMESP e pelo Resgate Municipal da Defesa Civil de Barueri.

Todas as vítimas foram socorridas e uma delas que tinha sido encaminhada ao Pronto-Socorro e Maternidade “Nair Fonseca Leitão Arantes” (PS Central) foi transferida para Hospital Municipal Dr. Francisco Moran (HMB) onde segue internada.

Estiveram no local equipes das secretarias de Mobilidade Urbana (SEMURB), Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), Secretaria de Obras, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Secretaria de Habitação e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, além dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), bem como a empresa RALIP, proprietária do coletivo.

Por conta do acidente, o trânsito local foi desviado. O motorista que seguia no sentido Cruz Preta teve que se deslocar para as vias mais próximas como a rua Oscar Bressane. E quem estava no sentido bairro precisou utilizar a rua Vinte e Cinco de Janeiro e seguir pela rua barão do Rio Branco.

Nesta manhã do dia 30 de agosto, o ônibus já tinha sido removido do local.

(ESSA REPORTAGEM FOI ATUALIZADA ÀS 14H06 DO DIA 30/08/2023 COM A NOTA DA PREFEITURA DE BARUERI)
Postagem Anterior Próxima Postagem