Manifestação ocorrerá nesta terça-feira (8) em SP`; saiba mais
Concentração do ato será na Fatec-SP. Foto: Gastão Guedes / Centro Paula Souza |
Subiu para 81 o número de unidades da Etec (Escola Técnica) e Fatec (Faculdade de Tecnologia) que entrarão em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (8). A informação foi publicada hoje (7) pelo Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza). Até a semana passada, eram 71 unidades.
Em São Paulo, um ato público está marcado para às 14h. A concentração, segundo o sindicato, será no campus da Fatec-SP (Av. Tiradentes, 615). Dali, sairá uma passeata rumo à administração central do Centro Paula Souza.
O Sintesp informou que a realização do ato no campus da Fatec/SP tem, também, o objetivo de “demonstrar indignação com a decisão do governo Tarcísio de ceder as instalações do prédio a uma universidade privada”.
Além disso, o sindicato reforçou os quatro eixos da greve: reajuste, bônus, carreira e defesa das escolas do Centro Paula Souza. “O ato também dará visibilidade à luta contra a entrega do prédio histórico, que conta com o apoio das entidades estudantis”, diz o Sintesp em nota.
De acordo com o sindicato, quatro motivos levaram a categoria a anunciar a paralisação: a desvalorização salarial, condições precárias de trabalho, o desmonte da educação técnica e financeira pública e a falta de diálogo e negociação por parte do governo estadual.
A categoria ainda afirma que a falta de profissionais está levando a sobrecarga de trabalho, além da falta de infraestrutura adequada e equipamentos tecnológicos atualizados.
OUTRO LADO
Por nota, o Centro Paula Souza informou que trabalha para valorizar os servidores da instituição e que adotará as medidas necessárias para garantir que os estudantes não sejam prejudicados por paralisações.
Veja a nota na integra abaixo:
O Centro Paula Souza (CPS) trabalha para valorizar os servidores da instituição. A Bonificação por Resultados (BR), referente ao ano de 2022, por exemplo, já foi publicada no Diário Oficial do Estado e será o paga até outubro, podendo ser antecipada para setembro.
A atual gestão, já em seu primeiro ano de governo, concedeu um reajuste acima de inflação para os servidores públicos.
O estudo para o novo Plano de Carreiras dos servidores do CPS está em andamento e contava, até o dia 23 de junho, com a participação de representantes do sindicato, que optaram por se desligar do grupo de trabalho. A proposta do novo plano de carreira será encaminhada às instâncias responsáveis pela sua análise até setembro, e as contribuições do Centro Paula Souza serão avaliadas.
O investimento nas Etecs e Fatecs para ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional gratuita em São Paulo é compromisso da atual gestão.
A instituição adotará todas as medidas necessárias para garantir que os estudantes não sejam prejudicados.
REPORTAGEM ATUALIZADA ÀS 12H34 DO DIA 08/08/2023 COM NOTA DO CENTRO PAULA SOUZA