Caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (26) na Linha 8-Diamante; veja as imagens
Uma moradora de Cotia foi vítima de importunação sexual na manhã desta quarta-feira (26) dentro de um trem da Linha 8-Diamante, da ViaMobilidade. Bianca Yumi Oka, de 27 anos, estava indo para o trabalho quando tudo ocorreu. Ela conseguiu registrar o momento do assédio.
“Ele começou a me encarar, e, quando me sentei no assento vago, se posicionou na minha frente e começou a se masturbar, enquanto me encarava”, relatou a vítima.
Pelas imagens, enviadas ao Cotia e Cia, é possível ver um homem branco, de blusa de moletom cinza com manga amarela e capuz, e com calça de moletom cinza, parado em frente à vítima. Em determinado momento, ele começa a se tocar, olhando disfarçadamente para Bianca, que está sentada em sua frente.
Ele olha para o lado e continua mexendo em seu pênis. Em seguida, o homem começa a olhar fixamente para a jovem e gesticula como se estivesse transando. No final do vídeo, ele coloca toda a mão por cima do órgão genital sem tirar os olhos da vítima.
“Gravei um vídeo do ocorrido para ter a evidência, pois como o homem me encarava, me senti intimidada e com medo de ser agredida, visto que ele em momento algum demonstrou medo ou vergonha, pelo contrário, ele me encarou enquanto se tocava”, explicou Bianca.
A jovem disse que olhou ao seu redor para averiguar se havia algum guarda na estação, mas não havia ninguém. Ela, depois, contatou a ViaMobilidade e relatou a denúncia. O homem desceu na estação Carapicuíba. Cotia e Cia não conseguiu localizá-lo, motivo pelo qual sua imagem foi borrada no vídeo. O espaço segue aberto para manifestação.
O QUE DIZ A VIAMOBILIDADE
Procurada, a ViaMobilidade disse que repudia e condena "qualquer forma de abuso sexual nos trens e estações e mantém o compromisso com a segurança de suas passageiras".
"Todos os colaboradores são treinados e orientados para acolher as vítimas e prestar todo apoio necessário. A concessionária reforça, ainda, que é muito importante que os passageiros denunciem casos de importunação ou abuso sexual."
Ainda em nota a ViaMobilidade informou que a vítima pode ir até a SSO (Sala de Supervisão Operacional) ou solicitar o apoio de nossos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) para encaminhamento à Delegacia de Polícia (Delpom).