Família acusa mulher de imitar macaco e a denuncia por racismo, na Granja Viana; VÍDEO

Caso ocorreu dentro de um bar, no The Square; shopping se pronunciou sobre a ocorrência

Reprodução/Redes Sociais

Três mulheres negras da mesma família registraram um boletim de ocorrência de injúria racial contra uma mulher branca, que teria imitado um macaco e as ofendido dentro de um bar no The Square, na Granja Viana. O caso ocorreu na noite do último sábado (8). 

Imagens de câmeras de segurança, que circulam nas redes sociais, flagraram parte da ocorrência. Veja abaixo:

No boletim de ocorrência, obtido pelo site Metrópoles, o grupo disse que foi ao shopping para se divertir em família no fim de semana. 

De acordo com o relato, as agressões começaram ainda antes das imagens registradas pelo circuito de câmeras. “Do nada, a primeira coisa que ela fez foi tocar no meu ombro e dizer: ‘Vocês são lindas e corajosas’. Eu não entendi muito bem”, afirma.

Em outro momento, segundo o Metrópoles, a suspeita teria abordado o homem branco do grupo e perguntado o que ele estava fazendo “no meio de negras”.

Para a vítima, a agressora teria sido racista para forçá-las a deixar o local. “Ela pensou que a gente ia pegar a bolsa e ir embora, mas nós ficamos e ignoramos. Até ela começar a imitar um macaco e apontar para a gente”, diz.

A sua irmã, que também foi ofendida, estava com o marido e o filho, de acordo com a reportagem.

A suspeita não foi identificada até o momento.

O QUE DIZ O THE SQUARE

Procurado pelo Cotia e Cia,  o The Square se pronunciou sobre o caso. Veja a nota na íntegra abaixo:

O The Square não compactua e repudia qualquer ato discriminatório dentro e fora de suas dependências.

Sobre o fato lamentável que ocorreu entre clientes em um dos restaurantes que fica localizado dentro do shopping, informamos que o The Square está apurando e tomando todas as medidas cabíveis para colaborar com o esclarecimento do caso.

Ressaltamos que as imagens obtidas pelas câmeras de segurança, em virtude da legislação vigente, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados, ficarão disponíveis para acesso pelas autoridades competentes apurarem o caso.

No mais, destacamos que qualquer ato de racismo deve ser punido pelas autoridades competentes, pois racismo é crime, não cabendo ao The Square adotar qualquer tipo de medida punitiva, em virtude da ausência de poderes para tanto. Porém, desde já destacamos que estamos trabalhando de forma a tentar coibir novas práticas dentro do The Square.

Por fim, prestamos toda a solidariedade à família da vítima e nos colocamos inteiramente à disposição para colaborar para investigação do caso, junto às autoridades competentes que atuarem no caso.


O Cotia e Cia também entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, em nota o órgão informou que a Polícia Civil investiga o caso e que a vítima foi orientada a comparecer até uma unidade policial para prestar mais informações sobre o caso.
Postagem Anterior Próxima Postagem