Escola em Cotia registra caso suspeito de meningite; prefeitura reforça vacinação

Vigilância Epidemiológica disse que está efetuando o bloqueio com medicação em todos os alunos da mesma sala e em alguns professores; saiba mais

Imagem ilustrativa. Foto: Agência Brasil 

Uma escola da rede estadual em Cotia registrou um caso suspeito de meningite. A informação foi confirmada ao Cotia e Cia pela própria coordenação municipal da Vigilância em Saúde. Segundo o órgão, trata-se de um caso suspeito de meningite bacteriana.

“Trata-se de um caso sugestivo para a doença e a Vigilância Epidemiológica está efetuando, desde ontem (5/06), o bloqueio com medicação apropriada de todos os alunos da mesma sala e alguns professores. Os pais e irmão do caso suspeito também foram bloqueados”, informou a Vigilância, sem mencionar qual escola é.

A Vigilância Epidemiológica salientou ainda que teve todo o apoio da equipe escolar para realizar o trabalho de contato com os familiares dos alunos.

VACINAÇÃO

Até o dia 31 de julho, estará disponível a vacina contra a meningite para professores e demais profissionais da educação, das redes pública e privada, gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cotia. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (6).

De acordo com a Secretaria de Saúde, a janela na faixa etária a ser vacinada ocorre por conta da tendência de aumento de casos da doença nesta época de outono-inverno.

A janela de vacinação também beneficia adolescentes com idade entre 15 e 19 anos que não tenham recebido as doses quando tinham 11 e 12 anos. A meningite é uma doença grave e pode levar a óbito.

Além dos profissionais da educação se vacinarem, a Secretaria de Saúde pede a colaboração destes trabalhadores no sentido de orientarem os pais e responsáveis por crianças e adolescentes dentro da faixa etária alvo da vacinação a procurarem a UBS mais próxima de casa e fazerem a imunização contra a meningite, além de atualizarem a caderneta vacinal de acordo com o Plano Nacional de Imunização.

Os bebês com 3, 5 e 12 meses de idade também devem ser vacinados contra a meningite.

“Em caso de dúvidas, basta levar a caderneta de vacina para avaliação das equipes de enfermagem nas UBSs. Durante o mês de junho, três UBSs funcionarão em horário estendido para vacinação até as 20h: UBS Atalaia (dias 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28); UBS Portão (dias 15, 22 e 29); UBS Caucaia do Alto (dias 15, 22 e 29)”, concluiu a Secretaria de Saúde.

 

 

 

 

 

Postagem Anterior Próxima Postagem